Estoque de sangue do Hemepar é suficiente para apenas dois dias; saiba como doar
Há urgência principalmente no recebimento dos tipos A+, B-, O+ e O-
O estoque de sangue disponível no Paraná é de apenas dois dias. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) caracterizou como “crítica” a situação e pede doações de sangue, principalmente dos tipos A+, B-, O+ e O-. Saiba como doar sangue no Paraná.
Os dias chuvosos da última semana no estado, somados ao feriado de 12 de outubro — que caiu num sábado, dia de maior movimento nos centros de doação de sangue do estado — colaboraram para a baixa no número de doações e, consequentemente, para a redução drástica no estoque de sangue disponível no Paraná.
Neste ano, foram doadas 147.756 bolsas de sangue no Paraná. Em Curitiba, município onde fica o maior Hemocentro do estado, foram coletadas 27.096 bolsas de sangue. E, ainda que pareçam números altos, o Hemepar destaca que a diminuição de doações nos últimos dias refletem na periculosidade da situação atual. Isso porque o Paraná gasta, em média, 700 bolsas de sangue ao dia, 16 mil ao mês e 200 mil ao ano.
- Veja também: Surto de Hepatite A em Curitiba: Saúde confirma novo transplante em decorrência da doença
Doar sangue salva vidas e é essencial a participação da população apta a fazer a doação para contribuir com o ato. “Quando precisamos, solicitamos que a população nos ampare e venha até a unidade para realizar a doação. E pensando no seu maior conforto, orientamos a realizar o agendamento prévio”, reforça a diretora do Hemepar, Vivian Patrícia Raksa.
Quem pode doar sangue
Os requisitos para doar sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, ter uma boa saúde (clique aqui para ver a lista de doenças que impedem temporária e definitivamente de doar sangue), estar bem alimentado, estar bem hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Caso tenha menos de 18 anos, o responsável deve acompanhar a doação.
Os homens podem fazer uma doação de sangue a cada sessenta dias. Já as mulheres, podem doar sangue a cada 90 dias.
Como é feita a doação de sangue?
Primeiramente, o doador deve responder a um questionário. Na sequência, faz uma Triagem Clínica, em que se avalia se o doador preenche os requisitos para fazer a doação. Após isso, vai para a Triagem Hematológica, em que uma gota de sangue é coletada, para identificar se o doador tem anemia.
Se todos os requisitos forem cumpridos, o doador é encaminhado para a coleta. São coletadas em média 450 ml de sangue e mais quatro tubos de sangue que serão enviados para exames.
Após isso, é encaminhado para se alimentar e deve permanecer nas dependências do centro de doação por, pelo menos, 15 minutos.
Todo o processo dura, em média, 40 minutos.
Nas 12 horas após a doação, é recomendado que o doador não opere máquinas pesadas e nem faça atividades de esforço, como exercícios físicos.
Como doar sangue no Paraná?
Há duas formas de manifestar o desejo de doar sangue no Paraná, uma delas é por agendamento e a outra é por ordem de chegada nos centros hematológicos do estado.
O agendamento está disponível para as unidades Hemepar de Curitiba, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo. Nos outros municípios, o atendimento é feito por ordem de chegada.
Clique aqui para agendar a sua doação de sangue.
Quais as vantagens de doar sangue no Paraná?
Além de fazer o bem e ajudar a salvar vidas, o ato de doar sangue no Paraná dá vantagens aos cidadãos: quem for registrado e ativo nos hemocentros e bancos de sangue de hospitais paranaenses tem 50% de desconto nos ingressos para eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer no estado (lei 13.964/2022).
Além disso, o doador também fica isento do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná (lei 19.293/2017).
O doador, após ter a bolsa de sangue aprovada e apta para distribuição, também recebe um Certificado de Doação de Sangue, que comprova o ato e garante os benefícios.
*Com informações de: Agência Estadual de Notícias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.