Câmara Municipal vota criação de novas secretarias em Curitiba na próxima semana
O projeto de lei, que atende o plano de governo de Eduardo Pimentel (PSD), tramita em regime de urgência
A Câmara Municipal de Curitiba irá votar, em regime de urgência, a criação de quatro novas secretarias na Prefeitura de Curitiba na próxima terça-feira (10). O pedido foi encaminhado aos vereadores pelo prefeito Rafael Greca (PSD) na quarta-feira (4).
As novas secretarias municipais são:
- de Gestão de Pessoal (SMGP)
- da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (SMIR)
- de Desenvolvimento Humano (SMDH)
- de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI)
O vereador Tico Kuzma (PSD), líder do governo na Casa, explica que a prioridade de votação ocorre porque as mudanças atendem às diretrizes do plano de governo 2025-2028.
Eduardo Pimentel (PSD), o prefeito eleito, já havia anunciado anteriormente que iria realizar uma reestruturação administrativa na capital logo no início da gestão. Ele garante que a nova organização não reflete no aumento da máquina pública e nem em custos extras para o orçamento.
LEIA TAMBÉM:
- Jornalista ligado a Moro no staff de Pimentel?
- Ratinho Junior reage sobre afirmação que carne brasileira é lixo
De acordo com Kuzma, o projeto de lei prevê o remanejamento de cargos do Executivo, entre outras medidas de reaproveitamento de pessoal e infraestrutura.
“[As secretarias] serão implantadas por meio da reorganização e redirecionamento das estruturas existentes, com realocação de funções e aproveitamento da infraestrutura atual, configurando-se uma medida administrativa de grande relevância em prol de uma gestão pública mais eficiente, abrangente e focada nas necessidades da população”, defende Kuzma.
Ainda em novembro, Pimentel anunciou os secretários indicados para duas das secretarias municipais que havia prometido criar: a vereadora reeleita Amália Tortato (novo) para a Desenvolvimento Humano (SMDH) e o vice-prefeito eleito, Paulo Martins (PL) Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.