Estadual
“A Alep está em um patamar de excelência em transparência pública”, declara Curi sobre Selo Diamante
(Arte: Vinícius Leme/Alep)

“A Alep está em um patamar de excelência em transparência pública”, declara Curi sobre Selo Diamante

Assembleia Legislativa conquistou o patamar máximo no Programa Nacional de Transparência Pública

Brenda Iung - quarta-feira, 13 de novembro de 2024 - 18:40

O nível de transparência das informações oferecidas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi reconhecido pelo Selo Diamante, do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A conquista equivale ao patamar máximo de avaliação em transparência pública.

Neste ano, a Alep alcançou o índice de 95,32%. Entre os Poderes do Paraná, recebeu a nota mais alta. O Poder Executivo alcançou 94,96%. O Tribunal de Contas do Paraná também ficou acima de 90%, com 92,72%. A nota geral do Paraná, que inclui todos os órgãos estaduais e municipais, foi de 83,22%.

O primeiro-secretário da Alep, Alexandre Curi (PSD), afirma que a atenção e os investimentos da Alep em transparência reverberaram nos bons resultados alcançados. Em 2023, a nota foi de 59,10%, listada como nível intermediário de transparência. Desde então, o Poder Legislativo Estadual se dedicou a evoluir nesse tópico.

“A conquista não se destaca pelo simples fato de ser inédita, mas por decorrer de um engajamento de todos os níveis administrativos da Assembleia Legislativa. É resultado de um planejamento iniciado em 2023 e hoje pode ser tido como um marco da evolução no trato da gestão administrativa. O resultado é um marco histórico não só para a Assembleia, mas para o próprio Estado do Paraná, que passa a ter o Legislativo em um patamar de excelência também em matéria de transparência pública”, comemorou.

O ranking foi divulgado durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Conta, realizado em Foz do Iguaçu. O Programa Nacional de Transparência Pública considera mais de 100 critérios para atribuir as notas e é, hoje, um dos principais avaliadores da transparência pública dos Poderes Brasileiros.

*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe