Federal
Estadão destaca Ratinho Júnior na busca da candidatura a presidente
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Estadão destaca Ratinho Júnior na busca da candidatura a presidente

O nome de Ratinho Junior ganhou força após ser citado como uma alternativa por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. “Temos um candidato natural que é o Ratinho Júnior.”.

Pedro Ribeiro - quarta-feira, 5 de março de 2025 - 11:45

O governador Ratinho Júnior (PSD) é o destaque da política na edição desta terça-feira, 4, do Estadão na busca em viabilizar a candidatura a presidente da República em 2026. Porém, segundo o jornal, precisará contornar obstáculos para se consolidar como um nome competitivo ao Palácio do Planalto e o principal deles é o reconhecimento da sua atuação no Paraná para o restante do país.

“Ratinho está qualificado a promover um debate sobre o Brasil a partir de resultados concretos obtidos no Paraná. É um governo pautado na austeridade e na ética, sem absolutamente nenhum escândalo de corrupção e que tem buscado eficiência no setor público”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, na reportagem de Pedro Augusto Figueiredo.

O nome de Ratinho Junior ganhou força após ser citado como uma alternativa por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. “Temos um candidato natural que é o Ratinho Júnior. E, dando certo essa junção com o PSDB, o Eduardo Leite é um excelente quadro. Mas o que tem sido colocado até agora é o Ratinho. É bem preparado e, apesar de jovem, é testado e tem excelentes resultados no Paraná”, disse Kassab, registrou o Estadão.

No Republicanos

Um aliado de Ratinho afirmou ao jornal paulista que o presidente do PSD tem sinalizado nos bastidores que está realmente disposto a lançar o chefe do Executivo do Paraná como candidato. Uma troca partidária, porém, não está descartada pelo governador e o Republicanos, outro partido que integra o governo Lula, embora também abrigue Tarcísio, pode ser um destino.

“Marcos Pereira [presidente nacional do Republicanos] e Ratinho Jr. são amigos há bastante tempo. Há uma boa relação entre eles. Algum tempo atrás houve uma sondagem, mas nada concreto. Recentemente, um interlocutor que tem trânsito com ambos voltou ao assunto. O Republicanos mantém-se aberto para conversar sobre o futuro com várias lideranças de expressão nacional, e certamente Ratinho Jr. é um deles”, disse o Republicanos ao Estadão.

Responsabilidade

Em uma entrevista recente, apontou o jornal, o governador do Paraná disse que considera “muito simplório” um político dizer que é candidato a presidente apenas por desejo pessoal. “É uma coisa difícil de se construir, tem que ter partido que dê o aval e uma parte da sociedade entender que seu nome é uma boa opção”, afirmou à rádio Jovem Pan.

Ratinho acrescentou que sua geração de políticos tem a “obrigação” de apresentar um projeto de sucesso para modernizar o Brasil. “A minha obrigação é colaborar de alguma maneira com esse projeto. Nada contra o passado, mas as gerações das décadas de 70, 80 e 90 têm que fazer alguma coisa. Não dá para terceirizar a responsabilidade”, declarou.

Candidatura nacional

“Na mesma entrevista, o governador disse que tem bom relacionamento com Bolsonaro, mas fez questão de pontuar que eles tiveram posições diferentes na pandemia de covid-19. O entorno de Ratinho Júnior avalia que o apoio de Bolsonaro seria importante, mas não um pré-requisito para uma candidatura ao Planalto”, escreve o jornalista Pedro Augusto Figueiredo.

“Os aliados do governador dizem que até aqui a prioridade foi governar “para dentro”, mas avaliam que há tempo para ele se tornar conhecido nacionalmente até a eleição. Eles acreditam que a tarefa será facilitada porque a população associaria o governador ao pai, o apresentador de televisão Ratinho, que tem penetração principalmente entre os mais pobres, pontuou a reportagem.

Compartilhe