Eleições: propaganda eleitoral começa nas cidades do Paraná
Desde a manhã de hoje já é possível ver e ouvir inserções de candidatos a prefeito e vereador, no rádio e televisão
A propaganda eleitoral gratuita começou nesta sexta-feira (30), no Paraná e demais estados do país. A Justiça Eleitoral define o espaço como um exercício democrático e informativo aos eleitores, embora nem todos os candidatos tenham tempo no horário eleitoral.
Na manhã de hoje, já é possível ver e ouvir inserções de candidatos a prefeito e vereador no rádio e televisão, em Curitiba e nos demais municípios do Estado.
A propaganda eleitoral gratuita é obrigatória para as emissoras, que devem transmitir a programação de segunda a sábado. Nas rádios, a transmissão deve ser feita das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 e, na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
A propaganda eleitoral será veiculada entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, que acontece em 6 de outubro.
- Humor na política curitibana na lupa da jornalista Lorena Klenk
- Quatro candidatos a prefeito estão empatados em Curitiba, aponta Quaest/RPC
Propaganda eleitoral: veja o tempo de cada candidato em Curitiba
A distribuição do tempo na propaganda eleitoral é feita a partir da representação partidária e o desempenho das siglas nas últimas eleições.
O tempo dos partidos políticos e coligações partidárias foi definido na última semana, em reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Conforme a Justiça Eleitoral, apenas as seis maiores legendas têm direto a uma fatia de tempo dentro da propaganda eleitoral gratuita.
O candidato da Coligação Curitiba Amor e Inovação, Eduardo Pimentel (PSD), terá o maior tempo em Curitiba: 4 minutos e 42 segundos.
Na sequência, aparecem os seguintes candidatos:
- Luciano Ducci (PSB) – Coligação Curitiba + Social e Humana, com 2 minutos e 12 segundos;
- Ney Leprevost (União Brasil) – Coligação Curitiba Pode Mais, com 1 minuto e 14 segundos;
- Maria Victoria (PP) – Coligação Curitiba Melhor para Todos, com 1 minutos e 7 segundos;
- Andrea Caldas (Psol-Rede), com 25 segundos;
- Luizão Goulart (Solidariedade), com 17 segundos.
Os demais candidatos à Prefeitura de Curitiba, Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU), não têm tempo na propaganda eleitoral gratuita.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.