Eleições 2024: “Exemplo da eficiência da Justiça Eleitoral”, avalia Cármen Lúcia
Presidente do TSE destacou a tranquilidade no 1º turno das Eleições em todo o país, e o alto comparecimento dos eleitores às urnas.
A presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral -, ministra Cármen Lúcia, avaliou como positivo o transcorrer do 1º turno das Eleições municipais 2024. Em todo o país, eleitores de 5.569 cidades votaram em seus representantes para a prefeitura e Câmara Municipal.
Conforme balanço apresentado pela Justiça Eleitoral na noite deste domingo (6), o comparecimento dos eleitores às urnas foi de 78,29%, foi considerado elevado pela ministra. Já o índice de abstenção neste 1º turno foi de 21,71%, seguindo no mesmo patamar dos últimos pleitos municipais, de 2020 (23,15%), e de 2018 (17,58%).
Cármen Lúcia destacou o trabalho executado nos Tribunais Regionais Eleitorais para que o pleito ocorresse com tranquilidade, assim como da imprensa, fundamental pela divulgação de informações à população.
“Não há eleições sem imprensa livre e não há administração e execução de eleições sem servidores com essa qualificada excelência”, disse Cármen Lúcia.
A votação se encerrou às 17h do horário de Brasília, e às 17h10 foi anunciado o resultado da eleição no primeiro município brasileiro a totalizar os dados: São Cristóvão do Sul (SC). Às 21h, quase 98% das urnas já haviam sido apuradas em todos os municípios brasileiros.
“Isso é o exemplo da eficiência da Justiça Eleitoral, que vem se aperfeiçoando para que se chegue a esses resultados”, ressaltou.
Eleições municipais no Paraná
O 1º turno das Eleições municipais também transcorreu de forma tranquila e pacífica em todo o Paraná, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Após o encerramento da votação, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a campanha Eleições 2024 no Caminho da Paz como uma das iniciativas de combate à desinformação no pleito.
Entre as 26.787 urnas eletrônicas utilizadas nos 4.826 locais de votação no Estado, foram registradas 382 ocorrências, o que corresponde a aproximadamente 1,43% do total. Entre essas ocorrências, 176 foram substituições de urnas eletrônicas, número inferior ao de 2022, quando 404 urnas foram trocadas.
Já no âmbito da segurança pública, foram registrados 111 casos de crimes eleitorais. Entre eles, 64 ocorrências de boca de urna, 10 de compra de votos e 2 de crimes nos locais de votação/apuração.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.