Municipal
Eduardo Pimentel vence as eleições e é o novo prefeito de Curitiba
Foto: Divulgação

Eduardo Pimentel vence as eleições e é o novo prefeito de Curitiba

Aos 40 anos, Eduardo tem a bênção do governador Ratinho Junior e promete perpetuar o legado do prefeito Rafael Greca na cidade.

Rafael Nascimento - domingo, 27 de outubro de 2024 - 18:11

Eduardo Pimentel é o novo prefeito de Curitiba. O candidato filiado ao PSD venceu o 2º turno das eleições municipais, neste domingo (27), com 57,64% dos votos válidos. Ele foi eleito matematicamente com 92% das urnas apuradas, por volta das 18h10.

A candidata de extrema-direita Cristina Graeml (PMB) obteve 42,36% da preferência do eleitorado curitibano.

Ambos os candidatos avançaram ao 2º turno das eleições com uma disputa altamente acirrada: Pimentel teve 33,51% dos votos válidos em 6 de outubro, enquanto Graeml, grande surpresa no pleito, somou 31,17%.

Nesse domingo, 1,4 milhão de eleitores curitibanos estavam aptos a votar, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O número de eleitores que foram às urnas, entretanto, não chegou a 1 milhão (991.314). A abstenção (432.450) foi maior que a quantidade de votos válidos à Cristina Graeml (390.254).

Eduardo Pimentel abriu vantagem confortável desde o início da apuração, de mais de 100 mil votos, e a ampliou até o fim da contagem: ele somou 531.029 votos.

Aos 40 anos, o atual vice-prefeito da cidade terá o desafio mais importante em sua curta trajetória política. Ele tem a bênção do governador Ratinho Junior e promete perpetuar o legado de Rafael Greca como prefeito da cidade, com desenvolvimento humano e urbano.

Rafael Greca passará a chave da cidade para Eduardo Pimentel em 2025. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Antes de chegar ao comando do Palácio 29 de Março, Eduardo Pimentel foi, em 2017, secretário municipal de Obras Públicas, cargo acumulado junto ao de vice-prefeito. Acompanha o prefeito Rafael Greca em um segundo mandado, até o fim deste ano. Ano passado, foi nomeado por Ratinho Junior secretário de Estado das Cidades.

Eduardo Pimentel foi eleito prefeito de Curitiba pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. A aliança lhe garantiu mais de R$ 12 milhões via fundo eleitoral no 1º turno e tempo majoritário na propaganda eleitoral gratuita.

Seu vice é o bolsonarista Paulo Martins (PL), escolhido pela coligação e que foi invisibilizado durante a campanha eleitoral.

Eduardo Pimentel assume o mandato em 1º de janeiro de 2025.

De família abastada, Eduardo Pimentel promove governar para todos

Nascido em Curitiba, Eduardo Pimentel é neto do ex-governador do Paraná e empresário do ramo da comunicação, Paulo Pimentel, e também carrega o sobrenome Slaviero, uma das famílias mais ricas do Estado e com negócios em diferentes segmentos da economia.

Eleito pela maioria dos curitibanos, o gestor público terá a missão de garantir o bem-estar de todas as famílias da cidade, de bairros que concentram maior poder aquisitivo aos mais periféricos, sem distinção, na 8ª capital mais populosa do país.

“Meu compromisso está em atender plenamente as pessoas, o cidadão. Vamos construir oportunidades para uma vida melhor para todos”, afirma, em seu plano de governo.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe