Eduardo Pimentel anuncia reestruturação administrativa na capital: novas secretarias e extinções
O pedido de ajuste será enviado à Câmara Municipal nas próximas semanas; o prefeito eleito afirma que não haverá aumento da máquina pública
Eduardo Pimentel (PMD) anunciou que irá realizar mudanças nas secretarias administrativas de Curitiba para otimizar os serviços prestados à população, cumprir seus compromissos de campanha e imprimir seu estilo próprio de governar durante sua gestão como prefeito. Eleito com 57,64% dos votos válidos no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, ele afirma que as alterações não implicam no aumento da máquina pública.
Em entrevista à BandNews Curitiba, Pimentel citou a criação das secretarias da Mulher, de Direitos Humanos e de Gestão de Pessoas. O pedido de ajuste administrativo será enviado à Câmara Municipal da capital nas próximas semanas.
“É um ajuste administrativo, algumas mudanças de secretarias que eu vou fazer – sem o aumento da máquina pública, sem o aumento de cargos – que é o caso da criação da Secretaria da Mulher, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Gestão de Pessoas e algumas mudanças de nomes que vou fazer em outras secretarias. A princípio o número de secretarias não deve aumentar porque vou tirar umas e criar outras, mas se aumentar uma ou duas secretarias será sem o aumento da máquina pública”, garantiu.
A intenção de Eduardo Pimentel é apresentar sua equipe de primeiro escalão no início de dezembro, quando o número e nomes das secretarias já estarão definidos. O atual vice-prefeito de Rafael Greca (PMD) destacou que pretende ouvir as indicações de aliados políticos, mas que o que irá determinar quem serão os seus futuros secretários é a experiência de cada um.
“Vou escutar os partidos, vou escutar o prefeito, vou escutar o governador, mas vou definir a equipe em cima de currículo, em cima de pessoas que tenham experiências nas áreas afins. Também me perguntam muito se vou utilizar pessoas que já estão na prefeitura, acho que é possível fazer uma mescla com pessoas que se destacam nessa gestão, mas também vou fazer mudanças para oxigenar a Prefeitura”, afirmou Pimentel.
“Ainda não há nenhum nome escolhido, mas eu vou imprimir o meu ritmo, a minha personalidade, o meu estilo de governar, que será a partir de 1º de janeiro”, declarou Eduardo Pimentel.
Ao ser questionado sobre a necessidade de atender a ampla base política que apoiou sua candidatura, Pimentel explicou que não vê isso como um obstáculo, já que sua intenção sempre foi formar uma “grande frente ampla de apoio à cidade”. “Eu vou conversar com os partidos, quero saber como são os seus quadros, vou receber o currículo de pessoas que possam integrar, principalmente, o primeiro escalão, que será definido até dezembro, para que a gente possa tomar posse”, disse.
Em seguida, o futuro prefeito de Curitiba para a gestão 2025-2028 citou a possibilidade de seu vice, Paulo Martins (PL), assumir alguma secretaria.
“O meu vice-prefeito, Paulo Martins, que é do PL, fez uma campanha ao meu lado e tem interesse que ele ocupe um posto de importância na administração para me ajudar. Eu sempre falei que queria ele me auxiliando no dia a dia da administração, mas isso eu vou fazer com calma. Eu vejo com bons olhos o fato de ele ser secretário municipal porque eu fui secretário municipal. O fato de ter um vice-prefeito atuante, ajudando dentro de sua característica de administração, é bom para a cidade, é bom para o vice-prefeito”, ponderou.
LEIA TAMBÉM:
- Rafael Greca viaja para a Europa; Eduardo Pimentel assume prefeitura
- Secretaria da Mulher, extinta no mandato Greca, deve voltar com Eduardo Pimentel (PSD)
- Veja as promessas e compromissos de Eduardo Pimentel para melhorar a vida dos curitibanos
Com BandNews Curitiba
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.