“É imperativo debater o uso sustentável do solo e da água”, diz Romanelli
Deputado defende a relevância de audiências públicas como a Cuidando do Futuro, que discutem a sustentabilidade no Paraná
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) se manifestou favorável às ações que debatem a sustentabilidade no Paraná, como a audiência pública “Cuidando do Futuro: a relevância da água e do solo na sustentabilidade”. Debate foi organizado na última terça-feira (3) pela Frente Parlamentar de Promoção Municipalista na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em parceria Associações de Municípios e Consórcio Municipais.
“Nosso objetivo é promover e garantir a qualidade do solo e da água no nosso Estado, identificando as ações necessárias que devemos implementar hoje e amanhã. Somente assim asseguraremos que estes recursos essenciais sejam utilizados de forma sustentável, garantindo vida e prosperidade para as futuras gerações. Diante dos desafios de recuperação, preservação e conservação do meio ambiente, é imperativo debater o uso sustentável do solo e da água. São os dois maiores patrimônios do Paraná”, reforça o deputado, coordenador da Frente Municipalista.
Vale ressaltar que o Paraná ocupa o primeiro lugar entre os estados brasileiros no quesito sustentabilidade, pelo Ranking de Competitividade dos Estados. O detalhamento do ranking destaca que as políticas públicas ligadas à coleta seletiva de lixo, ao combate ao desmatamento e aos altos índices de tratamento de esgoto — que contribuem para o cuidado do solo e de água — são os principais pontos para que o Paraná se mantenha em evidência há quatro anos.
Mas, ainda que o estado seja referência nacional em sustentabilidade, é importante lembrar que fenômenos como o aquecimento global ainda causam a degradação dos solos e alteram os padrões de distribuição e de disponibilidade de água, alerta Romanelli.
“É fato que a natureza não será mais como a conhecemos. Esse fenômeno não apenas ameaça a qualidade de nossos recursos naturais, mas também impacta diretamente a segurança alimentar e hídrica mundial”, pontua.
O debate “Cuidando do Futuro: a relevância da água e do solo na sustentabilidade” foi realizado em referência ao Dia Mundial do Solo, comemorado na próxima quinta-feira (4).
*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal para obter todas as informações. Clique aqui.