Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos
Trump tem 78 anos e volta ao comando da Casa Branca após quatro anos. Com o resultado, ele se torna o primeiro presidente eleito condenado.
Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, na manhã desta quarta-feira (6). O candidato republicano foi declarado vencedor da eleição pela projeção da rede CNN, ao alcançar a maioria dos votos no Colégio Eleitoral.
A disputa presidencial dos EUA não se baseia apenas no voto popular. Para se tornar presidente, o candidato precisa conquistar 270 votos do Colégio Eleitoral, formado por 538 delegados distribuídos pelos 50 estados do país.
Por volta das 7h30, no horário brasileiro, a projeção da CNN indicava que Trump alcançou a marca de 276 votos – número suficiente para a vitória sobre a candidata democrata Kamala Harris. A apuração segue em curso – além da disputa presidencial, governadores e representantes na Câmara e Senado também serão definidos.
Trump tem 78 anos e volta ao comando da Casa Branca após quatro anos. Com o resultado confirmado, ele se torna o candidato mais velho a ser eleito na história do país. A posse deverá ocorrer em janeiro de 2025.
Campanha recheada de fake news
O hiato de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos foi marcado por escândalos, mentiras e muita polêmica.
Uma das fake news mais notáveis afirmadas pelo então candidato indicava que imigrantes haitianos estariam comendo animais domésticos, como cães e gatos, na cidade de Springfield, Ohio. A política anti-imigração, aliás, foi uma das principais plataformas da campanha do republicano.
A vitória contra a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente de Joe Biden, marca uma reviravolta na trajetória política de Trump, especialmente após seus apoiadores invadirem o Capitólio, em 2021, na tentativa frustrada de impedir a vitória de Joe Biden, arquitetada com discursos inflamados do próprio Trump.
Donald Trump também se torna o primeiro presidente eleito dos EUA condenado num processo criminal. Ele responde a dezenas de processos, e foi considerado culpado pela Justiça num escândalo sexual envolvendo uma ex-atriz pornô, por fraude contábil – embora condenado, Trump aguarda a sentença do caso. O novo presidente dos Estados Unidos também responde por crimes sexuais.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.