Diabéticos do Paraná terão acesso gratuito a aparelhos digitais para monitoramento glicêmico
Medida valerá para pacientes de quatro a 17 anos
O Sistema Público de Saúde do Paraná vai passar a oferecer gratuitamente aparelhos digitais para medição da glicemia para os pacientes diabéticos de quatro a 17 anos. A medida, sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD), foi proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).
Romanelli reforça que a nova legislação usa a tecnologia em favor da vida e proporciona mais conforto e mais segurança para as famílias paranaenses durante o acompanhamento de pacientes diabéticos. “A medição da glicemia é contínua e muitos pacientes precisam levar até 15 picadas por dia para a retirada do sangue. Agora, este procedimento poderá ser substituído por um meio mais moderno”, esclarece o deputado.
- Veja também: Ultimato: curitibanos terão 48 horas para limpar terrenos com suspeita de focos de dengue
Como conseguir gratuitamente o aparelho digital para medir a glicemia no Paraná?
O aparelho digital para medir a glicemia será disponibilizado gratuitamente para os pacientes entre quatro e 17 anos, que possuem a diabetes tipo 1 e 2, e, fazem tratamento ou acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As famílias precisam comprovar que não têm condições de comprar o aparelho e devem apresentar um laudo médico solicitando o aparelho digital de medição e sensor de controle glicêmico.
De acordo com a proposta, a regulamentação da lei será feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
*Com informações de Assembleia Legislativa do Paraná.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.