Perhappiness: Curitiba poderá ganhar data comemorativa em homenagem a Leminski
Saiba o significado por trás do termo, que deverá ser celebrado em 24 de agosto
Curitiba poderá ganhar uma data comemorativa em homenagem ao poeta e escritor Paulo Leminski. Será Dia Municipal Perhappiness. Continue lendo para saber o que significa e por que o projeto é importante para a cultura da capital paranaense.
Talvez (perhaps) + felicidade (happiness): Paulo Leminski uniu ambos os termos, em inglês, e criou o neologismo Perhappiness. Um dia exclusivamente dedicado ao conceito poderá entrar no calendário oficial de Curitiba, prevê um projeto em tramitação na Câmara Municipal.
“O conceito, presente nas obras de Leminski reflete a ambiguidade da existência humana e a necessidade de equilibrar as adversidades com momentos de alegria e aceitação”, descreve a proposta, dos vereadores Angelo Vanhoni (PT), Dalton Borba (Solidariedade) e Herivelto Oliveira (Cidadania).
O Dia Perhappines em Curitiba deverá ser em 24 de agosto, data em que se comemorava o aniversário de Leminski — morto em 1989 e que completaria 80 anos em 2024. A proposta par criar a data comemorativa é para relembrar anualmente o legado cultural ímpar deixado pelo poeta e escritor, que, hoje, é reconhecido como um dos nomes mais importes da literatura brasileira.
“Instituir o Dia Perhappiness em Curitiba é um reconhecimento ao impacto cultural de Leminski, que, por meio de sua obra, influenciou gerações de leitores e artistas, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Sua escrita, marcada pela ironia, pela busca de sentido nas coisas simples e pela musicalidade, continua a ser uma fonte de inspiração para todos que buscam compreender e celebrar a complexidade da vida”, explicam os vereadores autores da proposta.
O projeto de lei relembra que, nos anos 2000, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promoveu edições do Festival Perhappiness, que contava com ciclos de palestras, debates, exibição de filmes, tardes de autógrafos e espetáculos musicais em homenagem a Leminski.
Os vereadores Vanhoni, Borba e Oliveira defendem que o Dia Perhappiness pode fortalecer a identidade cultural de Curitiba e valorizar personalidades que, assim como Leminski, contribuem para a construção da história e da cultura da capital.
A proposta de criação do Dia Perhappines em Curitiba aguarda instrução da Procuradora Jurídica (Projuris) do Legislativo Municipal.
*Com informações de Câmara Municipal de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal para obter todas as informações. Clique aqui.