Curitiba quer Ratinho Junior para presidente e Greca para governador, diz pesquisa
Levantamento avaliou as intenções de votos dos eleitores da capital para 2026
Embora Curitiba ainda esteja analisando o futuro escolhido ou a futura escolhida para ocupar a Prefeitura, nos bastidores da política, o tema é: Eleições 2026. No próximo pleito, os eleitores escolherão deputados, senadores, governador e presidente. De olho nessa expectativa, o Instituto de Pesquisas Véritas divulgou uma pesquisa eleitoral com as intenções de voto dos curitibanos para as Eleições 2026 — o levantamento foi encomendado pelo Bem Paraná.
Curitiba é o maior eleitorado do Paraná, com 1.423.722 aptos a votar, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2024. Na sequência, estão os municípios de Londrina (399.730) e Maringá (300.286).
Pesquisa estimulada
Ainda que Eleições Estaduais e Federais ainda estão longe de acontecer, o cenário avaliado pela pesquisa eleitoral Véritas/Bem Paraná é o estimulado. Nesse, o eleitor é apresentado a uma lista de nomes que não, necessariamente, disputarão a um cargo ou ao cargo apresentado nas próximas eleições.
Ratinho Junior (PSD) é o favorito para a presidência
Na pesquisa eleitoral para a Presidência 2026, Ratinho Junior (PSD) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tiveram o melhor resultado. Os dois são apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa ainda apresentou aos eleitores: o presidente Lula (PT); o governador de Minas Gerais, Zema (Novo); o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Veja o desempenho de cada um.
- Ratinho Junior (PSD): 33,7%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 13,3%
- Lula (PT): 11,7%
- Zema (Novo): 5,2%
- Eduardo Leite (PSDB): 2,2%
- Ronaldo Caiado (União): 2%
- Nulo/Branco: 14,6%
- Indeciso/Não Sabe: 12,1%
- Não opinou: 5,2%
Rafael Greca (PSD) pode levar o governo do Paraná
Em relação ao governo do Paraná, o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) é o favorito dos eleitores da capital. O Senador Sergio Moro (União), que pode entrar verdadeiramente na disputa pelo cargo, ficou em segundo lugar nas possíveis intenções de votos.
A pesquisa também apresentou aos entrevistados: o deputado federal e candidato à Prefeitura, Luciano Ducci (PSB); o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (2025 – 2027), Alexandre Curi (PSD), o deputado federal e ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto (PSD); o vice-governador Darci Piana (PSD), o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri (PT) e o deputado federal Sandro Alex (PSD). Veja o desempenho de cada um.
- Rafael Greca (PSD): 29,3%
- Sergio Moro (União): 27,5%
- Luciano Ducci (PSB): 9,3%
- Alexandre Curi (PSD): 2,8%
- Beto Preto (PSD): 2,7%
- Darci Piana (PSD): 2,0%
- Enio Verri (PT): 1,0%
- Sandro Alex (PSD): 0,5%
- Nulo/Branco: 12,3%
- Indeciso/Não Sabe: 5,4%
- Não Opinou: 7,2%
Ney Leprevost (União) e Ricardo Barros (PP) podem ocupar o Senado
Em 2026, o Paraná terá duas vagas a serem ocupadas para o Senado. Na visão dos curitibanos, o deputado estadual e ex-candidato à Prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União) e o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP) devem ser eleitos para se juntar a Sergio Moro (União).
Além deles, os entrevistados também foram apresentados a uma lista que continha: a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o deputado federal Filipe Barros (PL), a ex-candidata à prefeitura de Curitiba, Andrea Caldas (PSOL) e o atual prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC). Veja o desempenho de cada um.
- Ney Leprevost (União): 28%
- Ricardo Barros (PP): 9,8%
- Gleisi Hoffmann (PT): 8,8%
- Filipe Barros (PL): 6,8%
- Andrea Caldas (PSOL): 2,3%
- Leonaldo Paranhos (PSC): 1,2%
- Nulo/Branco: 38,5%
- Indeciso/Não Sabe: 35%
- Não opinou: 16,7%
Pesquisa eleitoral Véritas/Bem Paraná
A pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisas Véritas, encomendada pelo Bem Paraná, divulgada em 12 de outubro, foi realizada entre os dias 10 e 11 de outubro. Foram feitas 1,2 mil entrevistas, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Saiba como interpretar uma pesquisa eleitoral
O professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Urizzi Cervi, esclareceu a função das pesquisas eleitorais e de qual maneira os eleitores podem aproveitar os resultados para embasar o voto. Clique aqui para ver as orientações sobre o tema.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.