
Governo do Estado abre consulta para definir orçamento de 2026
Por meio de um formulário online, a população pode apontar as principais demandas nos 399 municípios paranaenses.
O Governo do Estado abriu uma consulta pública para definir as prioridades no orçamento de 2026. Por meio de um formulário online, a população pode apontar as principais demandas nos 399 municípios paranaenses.
Essa é a primeira vez que a consulta pública é feita desta forma pela internet. A medida é viabilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, que disponibilizou o documento online com opções de áreas e programas prioritários que vão fazer parte do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem.
Conforme a pasta, a página ficará disponível até o dia 7 de abril e qualquer pessoa poderá preencher e participar.
De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, a criação desse documento colaborativo online é uma forma de ampliar a democratização do orçamento de 2026, permitindo que qualquer cidadão opine sobre o tema.
“É uma solução simples que dá voz ao cidadão de todas as regiões do Paraná. Assim, independente de onde ele mora, será possível fazer sugestões e indicar o caminho que o Estado deve tomar no orçamento do próximo ano”, afirma.
Como o próprio nome indica, o LDO delimita as metas e prioridades do Poder Executivo para o próximo ano fiscal e serve como guia para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).
Audiência pública
A consulta online é uma forma de ampliar a participação popular na construção da LDO, mas não substitui as demais etapas que tradicionalmente ocorrem na elaboração do projeto de lei. Tanto que, no próximo dia 10 de abril, a Secretaria da Fazenda realiza uma audiência pública para retomar a discussão sobre a composição do orçamento de 2026.
A audiência será realizada de forma online pelo YouTube da Sefa, e será uma oportunidade para que a população que não participou dessa primeira etapa da consulta seja ouvida antes do encaminhamento do documento para a Assembleia Legislativa no dia 15 de abril.
“A participação popular torna a LDO mais transparente e queremos estimular mais e mais o paranaense a fazer parte das discussões que vão construir o amanhã do nosso Estado”, acrescenta Ortigara.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.