Eleições 2024: três cidades do Paraná vão ao segundo turno; conheça os candidatos
Ao todo, sete municípios do estado têm mais de 200 mil eleitores
Para uma cidade estar elegível para o segundo turno, é necessário que haja 200 mil eleitores aptos a votar no pleito municipal. Além disso, é necessário que nenhum dos candidatos à prefeitura local alcance 50% + 1 dos votos. No Paraná, três dos sete municípios com mais de 200 mil eleitores vão ao segundo turno nas Eleições 2024: Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.
Pela primeira vez, os maiores eleitorados do Paraná elegem mulheres para também disputar o segundo turno. Em Curitiba, esse feito é inédito. Em Ponta Grossa, a disputa é idêntica a de 2020.
Paraná: quais são os candidatos ao segundo turno em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa
Em Curitiba, a capital do Paraná, Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam o segundo turno das Eleições 2024. Os dois são alinhados com partidos de direita e, em diferentes momentos do pleito, afirmaram serem apoiados por Jair Bolsonaro (PL). Oficialmente, este apoio foi recebido por Eduardo Pimentel (PSD), favorito de Ratinho Junior (PSD), que conta com o vice Paulo Martins (PL), indicado por Bolsonaro para compor a chapa.
Eduardo Pimentel (PSD) é curitibano e tem 39 anos. Formado em Administração pela Universidade Positivo, o candidato a prefeito tem especialização em Agronegócio e em Cidades Inteligentes. Já atuou como subchefe da Casa Civil do Estado do Paraná, Secretário de Estado das Cidades e foi Secretário de Obras de Curitiba. Hoje, é vice-prefeito de Curitiba, compondo a chapa de Rafael Greca (PSD). Clique aqui e veja o perfil completo.
Já Cristina Graeml (PMB) tem 54 anos, é curitibana e jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A profissional atuou em coberturas jornalísticas marcantes, entre elas, a série de reportagens Diários Secretos — que denunciou um esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Jairo Ferreira Filho (PMB) é o indicado a vice-prefeito. Clique aqui e veja o perfil completo.
A disputa entre os dois candidatos da direita curitibana foi acirrada. Embora Cristina tenha despontado do início até quase o fim das apurações, Pimentel superou os votos da oponente. O candidato do PSD alcançou 313.347 (33%) dos votos válidos. E a candidata do PMB, a primeira mulher a chegar a um segundo turno na capital paranaense, recebeu 291.523 (31%) dos votos válidos.
Em Londrina, segundo maior berço eleitoral do Paraná, com 399.730 eleitores, o segundo turno será disputado pelo deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e pela Secretária Municipal de Educação, Professora Maria Tereza (PP).
Tiago Amaral (PSD) é londrinense e tem 38 anos. Formado em Direito e especializado em Gestão Pública e Direito Público, o candidato é deputado estadual desde 2018. O novo prefeito de Londrina é filho do ex-deputado estadual Durval Amaral. Júnior Santos Rosa (PL) é o indicado a vice-prefeito.
Professora Maria Tereza (PP), por sua vez, é natural de Guiratinga (MT) e tem 44 anos. Formada em Direito e especializada em Gestão de Políticas Públicas, a candidata é Secretária de Educação de Londrina desde 2017. Em 2028, a candidata venceu o Prêmio Espírito Público no Brasil – Educação. Eduardo Tominaga (PP) é o indicado a vice-prefeito.
O apoiado por Ratinho Junior, Tiago Amaral, alcançou 113.032 (43%) dos votos. Em uma disputa bem menos acirrada do que a vista em Curitiba, a oponente Professora Maria Tereza fez 62.590 votos, 24% do total.
Em Ponta Grossa, pela segunda vez a disputa será entre Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB). No pleito de 2020, Elizabeth, que concorria pelo PSD, alcançou 87.932 votos válidos (52%) e venceu a eleição — se consagrando como a primeira prefeita da ‘Rainha’ dos Campos Gerais.
Nascida em Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União) tem 73 anos. Formada em Pedagogia, a atual prefeita de Ponta Grossa e candidata à reeleição, é especialista em educação. Atuou também como vice-prefeita, Secretária de Administração e Secretária Cultura e Turismo. Pastor Moisés Faria (MDB) é o indicado a vice-prefeito.
A candidata Mabel Canto (PSDB) é natural de Clevelândia e tem 39 anos. Formada em Direito, a candidata é também radialista. Atua, desde 2019, como deputada estadual. Mabel é filha do ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto. Sandra Queiroz (PSDB) é a indicada a vice-prefeita.
Assim como na disputa anterior, Mabel teve um resultado superior à oponente no primeiro turno. Embora acirrado, Mabel alcançou 51.338 (27%) dos votos válidos e Elizabeth, 50.684 (27%).
Eleições 2024: veja o resultado nos maiores municípios do Paraná
Clique para ver o resultado nas sete maiores cidades do Paraná.
- Curitiba | Foi para o segundo turno
- Londrina | Foi para o segundo turno
- Maringá | Prefeito eleito
- Ponta Grossa | Foi para o segundo turno
- Cascavel | Prefeito eleito
- São José dos Pinhais | Prefeita eleita
- Foz do Iguaçu | Prefeito eleito
Eleições 2024
As Eleições Municipais de 2024 foram em 6 de outubro. Para as cidades elegíveis ao segundo turno, a nova data para o pleito será em 27 de outubro. Veja quais cidades do Paraná podem ter segundo turno.
Acompanhe o Paraná Portal para ver o histórico político dos candidatos e o avanço das Eleições Municipais de 2024. Veja os candidatos ao cargo de prefeito ou prefeita de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui