Aplicativo criado em Curitiba para ajudar deficientes visuais é premiado em Fórum do BRICS
O Veever, desenvolvido pelo curitibano João Pedro Novochadlo, recebeu dois reconhecimentos
O curitibano João Pedro Novochadlo, cofundador da Veever — startup de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e auditiva — foi premiado com dois troféus premiações durante o BRICS Business Forum, em Moscou (Rússia). Novochadlo recebeu os prêmios BRICS Solution Awards e BRICS Future Makers durante o evento, realizado no World Trade Center Moscou, em 18 de outubro.
Aos 32 anos, o empreendedor, que também é consultor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, lançou o aplicativo Veever em 2019. A plataforma voltada para pessoas com deficiência visual, que posteriormente passou a abranger também pessoas com deficiência auditiva, foi desenvolvida por Novochadlo e seu sócio Leonardo Custodio.
A ferramenta digital assegurou a conquista do BRICS Solution Awards, premiação para iniciativas tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos países membros do bloco.
“Quando se trata de acessibilidade para pessoas com deficiência, infelizmente nosso mundo não provê a infraestrutura necessária para atender às expectativas de qualidade de vida dessas pessoas”, explica o curitibano.
Como o Veever, aplicativo criado em Curitiba para ajudar deficientes visuais, funciona
O aplicativo Veever é gratuito e utiliza tecnologia de microlocalização para facilitar a interação e locomoção de pessoas com deficiência visual e auditiva em ambientes urbanos, tanto internos quanto externos.
A solução facilitou a inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva na última edição do Rock in Rio, em setembro, em pontos de interesse da Cidade do Rock.
*Com informações de Prefeitura de Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.