Indústria
Setor industrial do Paraná cresce perto de 4% em 12 meses
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Setor industrial do Paraná cresce perto de 4% em 12 meses

O Paraná tem o 5º maior crescimento industrial do país no período, acima, por exemplo, do estado de São Paulo.

paranaportal - terça-feira, 18 de março de 2025 - 11:19
Banner Asfalto

O setor industrial do Paraná cresceu 3,9% nos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (18) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O cenário da Indústria paranaense apresentou estabilidade em janeiro deste ano, com alta de 0,7%.

Com 3,9% de alta nos últimos 12 meses, o Paraná tem o 5º maior crescimento industrial do país no período. O resultado ficou acima, por exemplo, do estado de São Paulo, reconhecido pela força da sua indústria, e que acumula alta de 2,8% em 12 meses.

O segmento industrial que registra o maior crescimento nos últimos 12 meses no Estado é o voltado para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que aumentou em 27,1%. Também houve elevação acima dos dois dígitos nas indústrias que fabricam veículos automotores, reboques e carrocerias (14,5%), móveis (13,2%) e produtos de madeira (10,5%).

Dos 13 segmentos ativos no Paraná, 12 tiveram variações positivas no intervalo de 12 meses mais recente analisado pelo IBGE. Aparecem, na sequência, a fabricação de bebidas (8,9%), produtos de metal (7,2%), produtos químicos (4,2%), produtos de minerais não metálicos (3,7%), celulose e papel (2,7%), máquinas e equipamentos (1,1%) e produtos alimentícios (0,8%). Com uma redução de 2,4%, a fabricação de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis foi a única a registrar queda no período.

Em relação ao desempenho mensal de janeiro em relação a janeiro do ano passado, o crescimento mais acentuado ocorreu na fabricação de produtos minerais não metálicas (14,9%), veículos automotores (12%) e máquinas e equipamentos (9,8%).

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe