
Setor de serviços tem maior crescimento de vagas do Paraná
O mercado de trabalho paranaense terminou 2024 com mais de 128 mil novas vagas formais.
O setor de serviços foi a área que teve o maior crescimento de vagas no estado em 2024, com saldo positivo de mais de 61 mil. Seguido por ele está o setor de comércio, que gerou cerca de 22 mil novos postos de trabalho, e a indústria, que teve saldo de 31 mil novas vagas no ano passado.
O assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, explica que foi o setor terciário que mais contribuiu com o saldo positivo total dos empregos no estado.
“66% do PIB paranaense é derivado basicamente do comércio e serviços, ou seja, muito concentrado nesse setor terciário. O saldo positivo se deve muito ao setor de serviços, com 61.207 vagas, e com crescimento significativo também do comércio, de 22.656 novos empregos”, avalia o economista.
Entre os municípios, Curitiba foi a cidade que mais gerou empregos em 2024, com saldo de 35 mil novos postos, seguida por São José dos Pinhais e Ponta Grossa, com cerca de 6 mil novas vagas cada. Londrina e Maringá tiveram queda na variação anual de empregos, com redução de 16% e 12%, respectivamente.
Ao todo, o mercado de trabalho paranaense terminou o ano com a geração de mais de 128 mil novas vagas formais. Para este ano, a tendência é que desacelere o ritmo de crescimento no mercado de trabalho.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do IBGE, foram registradas cerca de 1.989.000 admissões e 1.861.000 desligamentos ao longo do ano.
O saldo representa um aumento de cerca de 46% em relação a 2023, quando foram criados cerca de 87 mil postos de trabalho.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.