
Porto de Paranaguá completa 90 anos com investimentos e olhar para o futuro
Ao longo de nove décadas, o complexo portuário paranaense se consolidou como referência internacional em produtividade, eficiência e inteligência logística.
O Porto de Paranaguá completa 90 anos nesta segunda-feira (17). Ao longo de nove décadas, o complexo portuário paranaense se consolidou como referência internacional em produtividade, eficiência e inteligência logística.
Peça-chave no escoamento de cargas produzidas no Paraná e em outros estados, além de porta de entrada de commodities, esse desempenho é garantido, em grande parte, por investimentos contínuos em tecnologia de ponta e em projetos modernos e arrojados.
A construção do Moegão é um desses exemplos. A obra, que recebe um investimento superior a R$ 600 milhões, já conta com 30% de execução concluída. A nova moega trará um aumento significativo da produtividade portuária, além da redução do número de cruzamentos ferroviários na cidade – de 16 para cinco – e de uma maior integração entre os operadores portuários e o cais.
Considerada a maior obra portuária em andamento no Brasil, a construção do Moegão tem previsão de entrega até o final de 2025, de acordo com a Portos do Paraná, empresa que administra os portos de Antonina e Paranaguá.
“Estamos revolucionando a maneira de receber as cargas de grãos pela ferrovia”, afirma o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo. Atualmente, 353 trabalhadores atuam na obra.
O acesso ferroviário ao Porto de Paranaguá será adequado para a operação do novo sistema. A carga será descarregada dos vagões diretamente nos funis subterrâneos e, em seguida, transportada por correias até os elevadores de canecas, que levarão o produto para as linhas de correias transportadoras aéreas, interligadas aos terminais portuários.
Com a nova estrutura, a capacidade de movimentação ferroviária será ampliada em 60%, passando dos atuais 550 para 900 vagões por dia. Os grãos serão direcionados pelos transportadores até os terminais e, posteriormente, embarcados nos navios pelo Corredor de Exportação, permitindo sua entrega a diversos destinos ao redor do mundo.
Programação de aniversário no Porto de Paranaguá
Para festejar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, celebrado nessa segunda-feira (17), a Portos do Paraná preparou uma programação especial, incluindo um concerto-show no centro de Paranaguá.
“É um momento de celebrar nossas conquistas e homenagear nossos portuários, que diariamente trabalham para o crescimento do Porto de Paranaguá”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
As festividades começam pela manhã com uma cerimônia de recepção à comunidade portuária. O ato oficial será realizado na faixa portuária, no berço 218 do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Na ocasião, será feito o lançamento do livro “Porto de Paranaguá – 90 anos” e a obliteração – carimbo com aspecto simbólico, histórico e singular – do selo oficial comemorativo dos Correios alusivo ao aniversário.
No cais, também estará atracado o navio de guerra da Marinha, a Fragata Liberal (F-43), lançado e batizado em 7 de fevereiro de 1977, que receberá as autoridades durante a cerimônia.
Outra celebração, aberta ao público, será realizada na Praça de Eventos (Palco Tutóia), no Centro Histórico de Paranaguá. A Banda do Comando do 8º Distrito Naval fará o concerto-show Trilhas Sonoras de Filmes, a partir das 18h.
“O nosso intuito é fortalecer a conexão porto-cidade, proporcionando um evento acessível a toda a população parnanguara”, ressalta o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.