Agronegócio
Paraná, segundo maior produtor de leite do país, lança segunda edição Prêmio Queijos do Paraná
Foto: Gilson Abreu/AEN

Paraná, segundo maior produtor de leite do país, lança segunda edição Prêmio Queijos do Paraná

Premiação impulsiona o setor lácteo no Estado e conta com 21 categorias, de acordo com o leite utilizado e as características do queijo.

Pedro Ribeiro - segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - 11:56

Será lançado dia 18 de setembro, a partir das 9h30min, no Mercado Municipal de Curitiba, a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná que reconhece os melhores derivados lácteos produzidos no Estado e terá um concurso específico para o muçarela voltado à gastronomia. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país.

Segundo o presidente interino da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Eduardo Meneguette, há produção de leite nos 399 municípios do Paraná. O Estado é o segundo maior produtor de leite do país, com 13 milhões de litros/dia, dos quais 6 milhões são destinados à fabricação de queijos. É um derivado que, além de ter valor nutricional, permite agregar valor à matéria prima, fortalecendo o setor e gerando renda aos nossos produtores rurais”.

Organizadores do evento esperam a participação de  mais de 600 produtos inscritos, superando a edição anterior (450). As inscrições serão abertas em 1º de dezembro deste ano. A premiação será realizada em 30 de maio de 2025.

No lançamento, comitê gestor formado pelo Sistema FAEP, Sebrae-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sindileite-PR e Sistema Fecomércio-PR, com apoio de 37 entidades, vai apresentar o regulamento e as etapas do concurso. O prêmio terá 21 categorias, de acordo com o leite utilizado (vaca, cabra ou búfala) e as características do queijo.

Para participar, os produtores ou as agroindústrias precisam estar regularizadas, com certificado de inspeção municipal, estadual ou federal.

Os produtos inscritos serão avaliados por um júri especializado e de acordo com critérios técnicos. A avaliação será feita por categorias, com três jurados por mesa. Os queijos que obtiverem notas entre 18 e 20 conquistarão a medalha de ouro. Os produtos que forem avaliados com notas entre 16 e 18, levarão a medalha de prata. Os que fizeram de 14 a 16 pontos ficarão com o bronze.

Os medalhistas de ouro se qualificam para a segunda etapa, em que os jurados vão eleger dez queijos que serão consagrados com a medalha super ouro. Em seguida, os produtos super ouro passarão por uma nova etapa de avaliação, em que dez jurados vão escolher o “Melhor Queijo do Paraná 2025”. Além da medalha, os dez super ouro vão ganhar uma viagem técnica, em local ainda a ser definido.

Muçarela

O Prêmio Queijos do Paraná traz, também, o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza. Realizada pela primeira vez, a disputa contará com duas etapas: uma avaliação técnica, em que o júri avaliará as características técnico-funcionais do queijo, como derretimento, elasticidade, gordura livre e fatiabilidade; e uma avaliação sensorial, em que os jurados levarão em conta a utilização da muçarela em uma pizza.

Ao término, o Concurso Excelência em Muçarela vai selecionar as cinco melhores muçarelas. Os vencedores ganharão uma viagem técnica. A expectativa é de que 80 queijeiros e/ou indústrias se inscrevam nessa modalidade.

Livro

Ao longo do evento, o comitê gestor também vai lançar o livro da primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná. A publicação traz um perfil dos 88 produtores medalhistas, com as características básicas dos queijos premiados e os contatos dos ganhadores. O material serve como um guia de produtores e de derivados lácteos do Estado.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe