Terminal de Paranaguá bate 1 milhão de contêineres movimentados no ano
Com o alto volume de cargas, Paranaguá se posiciona como um dos principais corredores de exportação e importação do país.
O Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Litoral do Estado, bateu a marca de 1 milhão de contêineres movimentados em 2024. O volume de exportações e importações foi atingido nesta semana, dois meses antes se comparado ao ano anterior.
Conforme a TCP, empresa que administra o terminal, o número de 1 milhão de contêineres movimentados foi alcançado, em 2023, foi alcançado em 31 de outubro. Já em 2021, a marca havia sido registrada apenas em 28 de novembro.
“Antes mesmo de encerrarmos agosto, a TCP já movimentou o equivalente a 80% do volume operado em todo o ano passado. Este resultado vem na esteira dos novos recordes de produtividade alcançados em 2024, resultado do nosso compromisso em atender a demanda de nossos clientes sempre de forma ágil, segura e eficiente”, afirma o gerente de planejamento de operações da TCP, Felipe de França.
Recentemente, as exportações de contêineres já haviam alcançado uma alta 35%, enquanto as importações cresceram 19%.
O crescimento acumulado na movimentação no Terminal de Contêineres de Paranaguá, nos primeiros seis meses de 2024, chega a 37%. Com o alto volume de cargas, Paranaguá se posiciona como um dos principais corredores de exportação e importação do país.
Entre 2022 e 2024, a TCP aplicou R$ 370 milhões em melhorias de infraestrutura e na compra de novos equipamentos, estratégia que impulsionou os resultados de produtividade nos últimos balanços.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.