Movimentação nos portos do Paraná cresce 8% no ano
Foram movimentadas 57,6 milhões de toneladas em mercadorias de janeiro a outubro, com destaque para soja e fertilizantes.
Os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina registraram um crescimento de 8% de movimentação total, entre importações e exportações, em 2024. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (26) pela Portos do Paraná, que gerencia os terminais.
Foram movimentadas 57,6 milhões de toneladas em mercadorias de janeiro a outubro, frente às 53,3 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado.
O destaque ficou por conta da soja, com 12,8 milhões de toneladas exportadas em 2024, valor 4% maior que no mesmo período de 2023. A soja em grão é utilizada como matéria-prima para indústrias de diversos segmentos, que vão desde o alimentício até os setores de cosméticos e plásticos.
A segunda commodity com maior volume foi de fertilizantes, com 8,9 milhões de toneladas importadas este ano. Os portos paranaenses são o principal caminho para a entrada de nutrição vegetal no país, com 24% de toda a movimentação nacional.
Na sequência, o terceiro segmento com maior operação foi a de contêineres, com 1.306.395 TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés de comprimento) movimentados tanto em importação quanto em exportação – alta de 31% em comparação aos primeiros dez meses do ano passado. Os contêineres com controle de temperatura lideram a movimentação, impulsionados pela grande demanda de carne congelada do Oriente Médio.
“Estamos continuamente aperfeiçoando nossa infraestrutura, investindo na expansão de nossa capacidade e na administração. O resultado disso é o crescimento constante da produtividade. Atualmente, somos os portos com a melhor gestão portuária do país e trabalhamos duro para manter o alto nível de qualidade exigido pelo mercado”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.