
IBEF-PR promove evento sobre práticas sustentáveis no mercado
O encontro acontece nesta terça-feira (25), das 18h30 às 20h30, em Curitiba
A 20ª edição do Global Risks Report, divulgada neste ano pelo Fórum Econômico Mundial, apresenta um panorama global marcado pelo agravamento dos desafios geopolíticos, ambientais, sociais e tecnológicos, que podem colocar em risco a estabilidade e o progresso global, visto que os riscos econômicos estão diretamente relacionados às tensões sociais e geopolíticas.
A pesquisa, baseada nas opiniões de mais de 900 especialistas em riscos globais, tomadores de decisão política e líderes da indústria, entrevistados em setembro e outubro de 2024, apontou como principais preocupações para 2025 o conflito armado entre Estados — com quase um quarto dos entrevistados classificando-o como a preocupação mais grave para este ano —, além da desinformação e da disseminação de informações incorretas, que se mantém entre os principais riscos de curto prazo pelo segundo ano consecutivo. Os riscos ambientais também se destacam, dominando a perspectiva de longo prazo, com ameaças como eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade, colapso dos ecossistemas, escassez de recursos naturais, entre outros.
No âmbito das preocupações ambientais, a adoção de práticas ESG por parte das empresas ganha ainda mais destaque como ação mitigadora. Por isso, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), por meio de seu Comitê de ESG, promoverá, no dia 25 de março, um evento voltado para CFOs e demais lideranças empresariais, com o objetivo de discutir IFRS, ESG e seus impactos nas empresas.
As IFRS são normas contábeis internacionais que estabelecem critérios para mensuração, bem como métodos de registro e classificação dos eventos econômicos e financeiros das empresas. Além disso, determinam os requisitos mínimos de divulgação necessários para a compreensão desses eventos e de seus efeitos sobre a situação patrimonial e financeira das organizações, assim como sobre o desempenho de suas operações e fluxos de caixa. Já o conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance) refere-se a um conjunto de critérios que avaliam a responsabilidade ambiental, social e de governança de uma empresa. O conceito abrange práticas sustentáveis, respeito aos direitos humanos, ética corporativa e transparência na gestão, influenciando investidores e consumidores na tomada de decisões.
Três especialistas conduzirão a discussão: Carlos Zanotta, sócio de Assurance e do Global Capital Markets Group da Deloitte; Victor Netto, sócio e diretor executivo de Estratégias no Group Report; e Giuliano Marchiani, membro do Comitê de ESG do IBEF-PR.
Para Giuliano Marchiani, a discussão sobre o tema é fundamental para empresas e gestores que visam um futuro positivo e consciente. “A adoção de boas práticas de ESG e a compreensão das normas internacionais de contabilidade, como as IFRS, são fatores determinantes para garantir resiliência e competitividade no mercado. O evento promovido pelo IBEF-PR visa proporcionar um espaço de diálogo qualificado para CFOs e lideranças empresariais, trazendo especialistas renomados para debater como essas diretrizes impactam os negócios e podem ser incorporadas estrategicamente nas empresas.
Acreditamos que fortalecer a governança e a sustentabilidade corporativa é um caminho fundamental para enfrentar os desafios do futuro e construir um ambiente de negócios mais sólido e responsável”, afirma o membro do Comitê de ESG do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Como se inscrever e outras informações
- Tema: CONEXÃO ENTRE IFRS E ESG: impactos e oportunidades para a sua empresa
- Data: 25/03/2025
- Local: Curitiba Trade Center – Alameda DR. Carlos de Carvalho , 417 – Centro, Curitiba-PR.
- Horário: das 18h30 às 20h30
- Link para Inscrição.
*Com Assessoria
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.