Construção Civil
Governador participa do lançamento do bairro planejado Parc Autódromo
Foto: Ari Dias/AEN

Governador participa do lançamento do bairro planejado Parc Autódromo

O megaprojeto de requalificação urbana foi desenhado por Jaime Lerner e será instalado na área do antigo Autódromo Internacional da Grande Curitiba

paranaportal - sexta-feira, 8 de novembro de 2024 - 12:38

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da cerimônia de lançamento do bairro planejado Parc Autódromo, na noite de quinta-feira (7). O projeto imobiliário de requalificação urbana será instalado na área do antigo Autódromo Internacional de Curitiba, que fica em Pinhais, na região metropolitana, e conta com a assinatura do urbanista e ex-governador Jaime Lerner, falecido em 2021. 

O novo bairro-parque terá área de 560 mil metros quadrados, dos quais 130 mil metros quadrados, o que equivale a cerca de 20 campos de futebol, são de áreas verdes e de lazer.

“Eu acompanho este projeto praticamente desde o início de seu planejamento, foi idealizado por um gênio que era o Jaime Lerner, e sei do potencial que ele tem para a urbanização e modernização da nossa Região Metropolitana”, afirmou o governador. “É um empreendimento que se soma aos investimentos públicos que fazemos na região, dentro de um planejamento para transformar a infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população”.

O projeto imobiliário da Bairru, empresa curitibana de desenvolvimento e crédito imobiliário, será o maior já executado no Paraná.

PARC Autódromo

O projeto é fundamentado nos princípios do novo urbanismo: caminhabilidade, diversidade de uso, valorização das áreas públicas e de convívio e sustentabilidade. Com foco na mobilidade urbana, o PARC Autódromo foi planejado para que tudo esteja ao alcance de uma caminhada. O bairro parque está localizado a 15 minutos do Centro da Capital, a 10 minutos do Jardim Botânico e a 25 do Aeroporto Internacional de Curitiba. Hospitais, shoppings e escolas de referência também estão próximas ao empreendimento.

A construção será feita em uma área privada que foi adquirida há mais de seis anos na Grande Curitiba, que abrigada o Autódromo Internacional de Curitiba.

A maior parte do terreno será dedicado ao uso residencial e à área comercial, que incluirá também um shopping a céu aberto, com mais de 200 lojas.

Foto: Divulgação

O novo empreendimento terá mais de 40 torres residenciais e corporativas, além de 300 terrenos para casas. O projeto tem também a chancela do selo internacional de sustentabilidade LEED, reconhecimento internacional que estimula o mercado de construções sustentáveis.

“Todo o planejamento e a criação do bairro foram focados em oferecer um conjunto de modernidade, segurança e proporcionar um novo estilo de vida para os moradores, inspirado nas melhores cidades do mundo. Estamos transformando essa visão em realidade com o PARC Autódromo” completa Fernando Bau.

O novo eixo comercial do PARC Autódromo englobará farmácias, padarias, supermercados, escolas, lojas de departamento, clínicas e consultórios, além de um hub de inovação e ecossistema criativo. Entre as opções de lazer estão: parque com lago, arena esportiva multiuso, academia, playgrounds, áreas para pets e um mercado gastronômico, além dos 4 km do circuito do autódromo que foram preservados para práticas de ciclismo e corridas.

A BairrU possui um DNA voltado também para a tecnologia em toda sua atuação. O projeto incorpora essas características para oferecer um espaço seguro para os moradores. É um bairro eletronicamente fechado, com reconhecimento de pessoas e veículos, cercamento virtual do perímetro com barreira de câmeras termográficas, câmeras multisensores e totens de segurança. Além disso, há ronda motorizada de segurança 24 horas e uma central de controle operacional que também funciona em tempo integral.

A previsão é que os trabalhos de infraestrutura sejam entregues até 2027. Já a fase de vendas deve durar até 2037.

O PARC é a principal criação urbanística da BairrU em seus sete anos de existência. A empresa curitibana conta com mais de 50 empreendimentos em quatro estados (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo), e atua com desenvolvimento urbano e investe no financiamento imobiliário.

Compartilhe