Curitiba e Maringá estão entre as dez cidades mais competitivas do país
A capital aparece em 7º lugar e a cidade do noroeste do estado em 9º
Curitiba e Maringá aparecem entre as dez cidades mais competitivas do Brasil no ranking do Centro Brasileiro de Liderança Pública, divulgado nesta quarta-feira (21). Ao todo, 13 municípios do Paraná estão entre as 100 melhores. A classificação é composta por 65 indicadores.
As dez cidades mais competitivas são país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, são:
- Florianópolis (SC)
- São Paulo (SP)
- Vitória (ES)
- Porto Alegre (RS)
- Barueri (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- Curitiba (PR)
- Campinas (SP)
- Maringá (PR)
- São Sebastião (SP)
Os indicadores que estabelecem a classificação estão organizados em 13 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e três dimensões (economia, sociedade e instituições).
Em 7º lugar, Curitiba se destacou no funcionamento da máquina pública, que avançou uma posição e agora está na 4ª colocação. O desempenho no tempo para abertura de empresas também é um destaque na 5ª colocação. Já os pilares qualidade da informação contábil e fiscal e custo da função legislativa avançaram 15 posições.
Em 9º, Maringá avançou de duas colocações e boa posição na dimensão Sociedade (crescimento de 44 posições).
LEIA TAMBÉM: Grupo mexicano irá investir R$ 447 milhões nos Campos Gerais
Além de Curitiba e Maringá estarem entre as dez cidades mais competitivas, o Paraná também colocou 13 municípios, dos 26 analisados, entre os 100 melhores do País. As outras cidades bem ranqueadas são Pato Branco, em 28º do ranking geral e 10º na região Sul, com crescimento de 34 posições; Francisco Beltrão (37º e 15º, respectivamente), salto de 21 posições; Campo Mourão (42º e 16º), evolução de 47 posições; Toledo (46º e 17º), salto de 39 posições; Londrina (48º e 18º); Pinhais (49º e 19º); Paranavaí (57º e 20º); Cascavel (68º e 23º); Araucária (70º e 25º); Umuarama (77º e 26º), com salto de 20 posições; e Ponta Grossa (87º e 28º).
A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 404 municípios (7,25% do universo de municípios), representando as cidades do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a população oficial dos municípios com base nos dados definitivos do Censo Demográfico de 2022.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.