Construção Civil
Investir em imóvel na planta tem se tornado uma boa saída em Curitiba em meio à alta da Selic
Imagem: Divulgação

Investir em imóvel na planta tem se tornado uma boa saída em Curitiba em meio à alta da Selic

Vendas de imóveis de lançamento cresceram 37,5% em 2024 em relação a 2023

paranaportal - segunda-feira, 24 de março de 2025 - 14:37
Banner Porto

Em um cenário de juros elevados, comprar um imóvel na planta pode parecer um desafio. No entanto, esse modelo de aquisição pode, na verdade, ser uma alternativa estratégica para quem deseja investir sem se descapitalizar. Isso porque, ao contrário dos imóveis prontos, em que o comprador precisa arcar com um grande montante de entrada e financiar o restante imediatamente, nos lançamentos imobiliários é possível parcelar a entrada diretamente com a construtora.

Na prática, o comprador mantém o capital aplicado, aproveitando o rendimento da taxa Selic elevada, enquanto realiza os pagamentos da entrada ao longo da obra, normalmente corrigidos apenas pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que tem sido muito inferior à Selic. “O dinheiro do investidor continua rendendo por um período, enquanto ele paga a entrada parceladamente. Além disso, quando chega a etapa de financiamento bancário, há boas chances de as taxas de juros estarem menores do que as atuais”, explica Fernando Prates, CEO da Casa Prates, uma das principais imobiliárias de alto padrão de Curitiba.

Além de ser uma aplicação financeira rentável, a aquisição de imóveis na planta ainda traz outros benefícios. Para o especialista, a possibilidade de personalização do espaço é um dos principais atrativos, já que muitos empreendimentos permitem que o comprador escolha acabamentos e até faça modificações na planta.

Nos últimos anos, os lançamentos imobiliários têm se tornado cada vez mais segmentados para atender nichos específicos de público, afastando-se da chamada massificação do mercado. Outro fator que tem influenciado os novos projetos é a crescente busca por qualidade de vida. Com a popularização da vida saudável, espaços como academias bem equipadas e áreas pet deixaram de ser diferenciais e passaram a ser requisitos essenciais, especialmente para quem busca imóveis na planta em Curitiba.

“Além disso, conceitos sustentáveis, como eficiência energética e aproveitamento da iluminação natural, também têm ganhado força como diferenciais que agregam valor e atraem consumidores exigentes”, afirma Prates.

O cenário positivo para o setor de lançamentos imobiliários fica evidenciado pelos números do mercado. Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), as vendas de imóveis na planta cresceram 37,5% em 2024 em relação a 2023, e a tendência é que esse crescimento seja mantido ao longo deste ano.

A expectativa para 2025 é que os empreendimentos sejam lançados a um ritmo um pouco inferior ao ano de 2024, o que impulsionará ainda mais a valorização dos produtos comprados na planta, já que o estoque disponível não deverá ser reposto na mesma velocidade.

Esse é justamente um dos motivos desse aumento na busca por imóveis na planta: a valorização imobiliária, que cresce ano após ano. Em Curitiba, o mercado de lançamentos registra uma valorização média anual de 13%, o que representa um retorno significativo para investidores e compradores. “O comprador que adquire um imóvel na planta paga, no lançamento, um preço mais acessível em relação ao valor do imóvel pronto. Quando a unidade fica pronta, ela já teve uma valorização natural, sem mencionar a apreciação do mercado imobiliário como um todo e os ganhos financeiros que ele obteve com o recurso aplicado”, complementa Fernando Prates.

A localização segue como fator determinante nessa valorização. Para o CEO da Casa Prates, bairros como Batel, Bigorrilho, Cabral, Juvevê, Água Verde, Centro Cívico e Alto da Glória continuam se destacando devido ao fácil acesso à região central da capital paranaense.

Fernando Prates reforça ainda que, apesar de ser uma alternativa interessante para investimento, é fundamental tomar alguns cuidados antes da compra. “O primeiro deles é escolher uma construtora idônea, com histórico de entregas dentro do prazo e qualidade assegurada. Também é essencial analisar se o empreendimento possui garantia de financiamento bancário, o que reduz o risco de atrasos ou paralisações da obra. Além disso, consultar um especialista imobiliário de confiança pode fazer toda a diferença para quem deseja segurança na negociação”, finaliza o especialista.

*Com Assessoria

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe