Negócios
79% dos gestores têm dificuldades em conduzir profissionais de diferentes gerações
(Foto: cottonbro studio/Pexels)

79% dos gestores têm dificuldades em conduzir profissionais de diferentes gerações

Especialista orienta a como lidar com as diferentes gerações nas empresas

paranaportal - sábado, 2 de novembro de 2024 - 18:30

À medida que o mercado de trabalho se torna mais diverso em termos de idade, as empresas e os líderes têm enfrentado o desafio crescente de gerenciar equipes compostas por diferentes gerações. Com Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z lado a lado no ambiente corporativo, questões como comunicação, expectativas profissionais e valores no trabalho são colocadas à prova, exigindo dos líderes uma abordagem mais flexível e inclusiva.

A psicóloga Mariana Stachiu, especialista em comunicação humana e liderança, diz que hoje a coexistência dessas quatro gerações traz benefícios, mas também apresenta desafios que vão desde diferenças em estilos de comunicação até as prioridades em relação ao trabalho e vida pessoal. “Os Baby Boomers, por exemplo, geralmente valorizam a estabilidade e a estrutura hierárquica; a Geração X preza a autonomia e eficiência; os Millennials buscam transparência e propósito, e a Geração Z, acostumada à tecnologia, espera rapidez e dinamicidade. Esses contrastes refletem diferentes experiências de vida, mas exigem estratégias específicas de liderança para criar um ambiente harmonioso e produtivo.

Segundo o Panorama de Sentimentos das Lideranças, estudo da SPUTNik, 79% dos gestores sentem dificuldade em conduzir profissionais de diferentes gerações. Um dos principais desafios é que uma abordagem única de liderança dificilmente funciona para atender a essas expectativas diversas.

“O que se observa hoje nas empresas é uma necessidade crescente de que os líderes adaptem seu estilo de gestão de acordo com a composição geracional de suas equipes”, afirma Mariana. “Para manter o engajamento e a motivação, os líderes precisam ser inclusivos e adaptar-se às preferências e valores de cada geração”, comenta.

A especialista afirma que esse cenário impulsionou um aumento na procura por treinamentos e programas de desenvolvimento voltados à liderança multigeracional. “Os cursos e treinamentos, hoje, abordam tanto as características gerais de cada grupo etário quanto a importância de ver cada colaborador como um indivíduo único.

A comunicação, por exemplo, surge como um dos pontos críticos, pois requer estratégias diferenciadas: Baby Boomers e Geração X tendem a preferir reuniões detalhadas e presenciais, enquanto Millennials e Geração Z valorizam feedbacks mais rápidos e informais, frequentemente mediados por tecnologias digitais”, explica.

Como lidar com as diferentes gerações no ambiente de trabalho?

Mariana ressalta que existem algumas estratégias para melhorar a integração e a produtividade de equipes multigeracionais.

“O primeiro passo é adaptar a comunicação. O líder hoje precisa se comunicar de forma diversificada, utilizando ferramentas como e-mails formais, mensagens instantâneas e reuniões presenciais. Isso garante que todas as gerações tenham um canal com o qual se identifiquem”, orienta. Além disso, é importante incentivar o compartilhamento de experiências, onde os mais experientes podem atuar como mentores, enquanto os mais jovens trazem novas perspectivas e habilidades tecnológicas.

A psicóloga comenta que é preciso também flexibilizar práticas e benefícios. “Cada geração possui prioridades distintas. Oferecer flexibilidade em horários e oportunidades de desenvolvimento gera um ambiente mais inclusivo e satisfatório. Incentive também uma cultura de feedbacks frequentes e transparentes que ajudam a manter o alinhamento e a transparência, promovendo o desenvolvimento e a confiança entre as gerações”.

Conforme a especialista, essas estratégias são fundamentais para fortalecer o relacionamento entre gerações e transformar a diversidade em uma vantagem competitiva. “As empresas que apostam em uma gestão inclusiva e adaptável têm a oportunidade de aproveitar o melhor de cada geração, criando equipes mais inovadoras e engajadas. Com o desenvolvimento de líderes preparados para esse cenário, as organizações conseguem não só reter talentos, mas também alcançar resultados mais sólidos e sustentáveis”, completa.

*Com assessoria de imprensa.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui

Compartilhe