Comércio
Carnaval 2025 pode ter a maior movimentação financeira em 10 anos, aponta IBEF-PR
Foto: Canva/Divulgação -IBEF-PR

Carnaval 2025 pode ter a maior movimentação financeira em 10 anos, aponta IBEF-PR

Setores diretamente ligados ao turismo e ao entretenimento, como bares e restaurantes, transporte de passageiros e hospedagem são os mais beneficiados

paranaportal - segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025 - 16:52
Banner Porto

Especialistas do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná analisaram a projeção realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e alertam para uma grande oportunidade em diversos segmentos, como lazer e cultura, hospedagem e transporte de passageiros.
A projeção indica que o feriado de Carnaval movimentará cerca de R$12 bilhões na economia nacional, representando um crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com a abertura de 32,6 mil vagas de emprego temporário.

No Paraná, em 2024, estimou-se uma movimentação de R$ 2,5 bilhões na economia do estado, com a participação de mais de 1 milhão de foliões em diversas cidades, como Matinhos, Antonina, Guaratuba, Curitiba, Tibagi, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, entre outras. Caso acompanhe o crescimento nacional, 2025 será uma oportunidade ainda melhor para as empresas paranaenses que atuam nos segmentos relacionados ao Carnaval. Para isso, é necessário se preparar para atender à alta demanda, como explica a coordenadora do Comitê de Finanças do IBEF-PR, Simone Tramujas.

“Entre diversas medidas que podemos citar para que as empresas se preparem para aproveitar a alta demanda durante o período de Carnaval, destacamos o ajuste de estoque, ou seja, antecipar-se às necessidades que uma demanda mais elevada pode gerar, seja de produtos ou serviços. O período também pode ser utilizado para promoções especiais, principalmente por empresas do setor de turismo (hotéis, pousadas, agências de viagens), que podem criar pacotes exclusivos para o Carnaval, como combos de hospedagem e ingressos para blocos, shows e desfiles”, explica a coordenadora.

Simone Tramujas ainda afirma que, para as empresas e CFOs, o Carnaval de 2025 representa uma oportunidade significativa de incremento nas receitas, especialmente nos setores diretamente ligados ao turismo e ao entretenimento, como bares e restaurantes, transporte de passageiros e hospedagem, que juntos respondem por 83% da receita gerada pelo turismo durante o período carnavalesco. No entanto, é crucial que as empresas estejam preparadas para atender à demanda adicional, garantindo qualidade nos serviços e produtos oferecidos. Além disso, a contratação de mão de obra temporária deve ser planejada de forma estratégica, visando não apenas suprir a demanda sazonal, mas também identificar talentos que possam ser incorporados permanentemente às equipes.

*Com Assessoria

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe