No Oeste, indígenas entram em confronto com a Força Nacional; Sistema FAEP cobra Ministério da Justiça
Conflito ocorreu em uma propriedade rural do município de Terra Roxa
O Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) anunciou que, nesta segunda-feira (9), vai encaminhar um pedido de audiência com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para cobrar medidas do Governo Federal para controlar as invasões de indígenas em propriedades rurais no Oeste do Paraná. Ação foi motivada após confronto entre indígenas e a Força Nacional.
Indígenas invadiram propriedade rural em Terra Roxa, no Paraná
Em 7 de julho, um grupo de indígenas invadiu uma propriedade rural em Terra Roxa, município do Oeste do Paraná. Instalados no local desde então, os indígenas invasores entraram em confronto com integrantes da Força Nacional nesta sexta-feira (6). Durante o conflito, o capitão da Força Nacional foi ferido e teve o fuzil tomado.
Em comunicado oficial, o Sistema FAEP afirma que “esse é apenas mais um episódio de violência na região, que convive com uma longa lista de invasões envolvendo indígenas. Apesar de muitos produtores rurais conquistarem a decisão judicial de reintegração de posse, as execuções não têm ocorrido, gerando total desrespeito à lei e trazendo insegurança jurídica aos produtores rurais”.
Além disso, a Federação caracteriza como “passiva” a atuação do Governo Federal em relação aos invasores e também à garantia do cumprimento dos mandados de segurança. O Sistema completa ainda que essa passividade é o principal motivo do aumento da violência na região. Por esse motivo, a entidade cobra do Governo Federal ações urgentes para conter a situação e evitar conflitos futuros.
O Paraná Portal procurou o Ministério Público Federal (Procuradoria da República – Paraná) para informações sobre a atuação na região e aguarda o retorno.
*Com informações de Sistema FAEP.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.