Cooperativismo impulsiona economia paranaense e bate recordes históricos
Sistema cooperativo do Paraná movimenta bilhões e gera desenvolvimento econômico sustentável
Durante o Encontro das Cooperativas Paranaenses, nesta sexta-feira (29), o governador Ratinho Junior (PSF) destacou a relevância do cooperativismo para a economia estadual. Com 226 cooperativas ativas, o Paraná lidera o setor no Brasil, contribuindo para índices como a terceira menor taxa de desemprego e a melhor nota no Capag, que avalia a saúde fiscal dos estados.
“O Paraná é a maior referência no cooperativismo nacional”, afirmou Ratinho Junior, destacando o impacto de cooperativas nos setores de agronegócio, crédito e saúde, que impulsionam o desenvolvimento econômico e social do estado.
Cooperativas no Paraná: crescimento bilionário e liderança no agronegócio
Em 2023, as cooperativas do Paraná faturaram R$ 202 bilhões, com previsão de chegar a R$ 300 bilhões até 2026, segundo o Sistema Ocepar. As cooperativas movimentam 64% da safra de grãos e 45% da produção de proteína animal do estado. “Esses números mostram a força do cooperativismo na economia do Paraná e do Brasil”, destacou José Roberto Ricken, presidente da Ocepar.
Ratinho Junior ressaltou que o modelo cooperativo paranaense tem sido exportado para outros países. “É um trabalho de excelência que continua trazendo riqueza ao Paraná”, afirmou. A superintendente da OCB, Tânia Zanella, complementou: “O cooperativismo feito no Paraná orgulha o Brasil e faz a diferença nas comunidades onde atua”.
*Com informações de Agência Estadual de Notícias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.