9 dicas para não errar durante a compra de veículos seminovos e usados
O Procon-PR elaborou uma cartilha com as principais orientações para a compra de veículos seminovos e usados
O mercado de veículos usados cresceu mais de 9% em 2024, totalizando 15,7 milhões de vendas no Brasil, destaca a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). No Paraná, porém, o aumento nas negociações veio acompanhado de mais de 370 reclamações registradas no Procon-PR, principalmente sobre problemas mecânicos e atendimento precário dos vendedores.
Para orientar os consumidores durante a compra de veículos seminovos e usados, a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), lançou a cartilha Dicas para Compra de Carros Seminovos e Usados, com cuidados indispensáveis para evitar dor de cabeça. O Paraná Portal reuniu algumas das principais orientações, confira!
9 dicas para não errar durante a compra de veículos seminovos e usados
1. Pesquise antes de comprar: analise o histórico do veículo, o valor de mercado e a reputação da loja ou vendedor. Desconfie de preços muito baixos, que podem esconder problemas graves.
2. Submeta o veículo a um mecânico de confiança: antes de fechar negócio, leve o carro para uma avaliação completa. Peça ao mecânico para verificar:
- sistema mecânico, hidráulico e elétrico
- lataria e indícios de colisões anteriores
- condição do motor (som, cor e viscosidade do óleo, limpeza da água do radiador)
- itens de segurança, como retrovisores, freios, embreagem, para-choques e lanternas
3. Desconfie de vistorias cautelares: caso o vendedor apresente uma vistoria, pergunte quais partes do veículo foram analisadas. Esses laudos geralmente incluem apenas motor e câmbio. Mesmo assim, consulte seu mecânico de confiança para evitar surpresas
4. Evite decisões por impulso: comprar na emoção pode levar a escolhas precipitadas. Faça uma avaliação criteriosa antes de investir em um veículo usado.
5. Peça o histórico do carro: verifique documentos e certidões para saber se o automóvel tem multas, débitos ou restrições judiciais que impeçam a transferência de propriedade.
6. Exija garantia legal: mesmo em veículos usados, o consumidor tem direito à garantia mínima de 90 dias para vícios aparentes ou ocultos. Guarde todos os comprovantes de negociação e contratos.
7. Atenção ao financiamento: certifique-se de que a instituição financeira tem critérios rigorosos na escolha das revendas parceiras. O carro financiado deve estar em boas condições, já que serve como garantia do empréstimo.
8. Cuidado com vendedores informais: negociar diretamente com pessoas físicas ou vendedores não credenciados pode aumentar os riscos. Prefira lojas ou concessionárias reconhecidas no mercado.
9. Reclame seus direitos, se necessário: em caso de problemas, registre uma queixa pelos canais do Procon-PR no site oficial (www.procon.pr.gov.br).
*Com informações de Agência Estadual de Notícias.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.