Vazão das Cataratas do Iguaçu ultrapassa 7,8 milhões litros d’água por segundo; VÍDEOS
O volume de água registrado na manhã desta segunda (9) é cinco vezes maior do que o normal
A vazão das Cataratas do Iguaçu em Foz, no Oeste do Paraná, chegou a 7, 8 milhões litros d’água por segundo na manhã desta segunda-feira (9), após o Estado enfrentar um fim de semana de chuvas quase ininterruptas. A média é de 1,5 milhão d’água por segundo. (Veja vídeos e fotos abaixo)
De acordo com a Urbia Cataratas, que administra o turismo no Parque Nacional do Iguaçu, a vazão mais alta registrada em 2024 foi em maio e em julho, épocas em que o volume de água ultrapassou a marca de 8 milhões de litros d’água por segundo.
Já a maior vazão de 2023 ocorreu em outubro daquele ano, quando as Cataratas do Iguaçu registraram uma vazão de 24 milhões de litros d’água por segundo, ou seja, uma vazão 16 vezes maior do que o normal.
Ainda conforme a direção do parque, a Trilha das Cataratas segue aberta normalmente, porém a Trilha Ytepopo e os caminhos das Bananeiras e do Poço Preto estão fechados temporariamente, por conta do aumento do nível do rio.
A previsão é de que a vazão diminua nas próximas horas.
Vídeos da vazão das Cataratas do Iguaçu hoje
Galeria de fotos
Chuvas no Paraná
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em pelo menos 15 estações meteorológicas o acúmulo de precipitações ultrapassou os 100 milímetros no sábado (7), com o máximo registrado e Cidade Gaúcha, no Noroeste do Paraná, onde o acumulado chegou a 172 milímetros.
Em Curitiba, onde os rios Iraí e Atuba se encontram para formar o Rio Iguaçu, choveu o esperado para o todo o mês de dezembro em 37h.
LEIA TAMBÉM:
- Chuvarada no Paraná: 13 cidades registram ocorrências, diz Defesa Civil
- Paraná permanece em alerta máximo para chuva forte e alagamentos
- Chuvas no Paraná: 383 cidades estão sob alerta de grande perigo
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.