Cidades
Vacinação contra a gripe começa nesta terça (1º) no Paraná
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Vacinação contra a gripe começa nesta terça (1º) no Paraná

O imunizante que protege contra o vírus da Influenza será disponibilizado nos postos de saúde dos 399 municípios paranaenses. Confira quem deve se vacinar!

paranaportal - terça-feira, 1 de abril de 2025 - 07:20

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (1º) no Paraná. O imunizante que protege contra o vírus da Influenza será disponibilizado nos postos de saúde dos 399 municípios paranaenses. Confira quem deve se vacinar!

De acordo com o Governo do Estado, 332 mil doses já foram distribuídas às 22 Regionais de Saúde. Outras 838 mil doses serão repassadas a partir de quinta-feira (3).

A meta da campanha de vacinação é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários. Em 2024, a vacina contra a gripe foi aplicada no braço de apenas 58,93% do público-alvo no Paraná.

Quem pode se vacinar contra a gripe no Paraná?

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros. O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de quase 5 milhões de pessoas.

O imunizante utilizado neste ano é trivalente, ou seja, conta com três tipos de cepas de vírus combinadas. A vacina não impede as pessoas de pegarem gripe, mas previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.

Neste ano, a vacina foi incorporada ao calendário nacional e, pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

“Vacina boa é vacina no braço. Estamos antecipando a vacinação em relação ao panorama nacional, justamente para garantir maior amplitude de cobertura. Por isso, contamos com o apoio dos municípios na realização de ações descentralizadas, ou seja, que atuem de acordo com a realidade local, como locais e horários de atendimento, para garantir imunização da população”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe