Surto de Hepatite A em Curitiba: Saúde confirma novo transplante em decorrência da doença
De janeiro a 13 de setembro, a capital já confirmou 503 casos, 5 óbitos e 2 transplantes
Um novo caso de transplante hepático em decorrência da Hepatite A foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Curitiba. A paciente é uma mulher de 32 anos. A capital passa por um surto da doença desde o início do ano. Entre janeiro e 13 de setembro, foram registrados 503 casos de infecção, 5 mortes e 2 transplantes.
De acordo com o último boletim epidemiológico, publicado na segunda-feira (16), foram confirmados 11 novos casos de Hepatite A em apenas uma semana (de 6 a 13 de setembro). Sendo nove diagnósticos desse período e dois de semanas anteriores, de pacientes atendidos em serviços privados.
Para a secretaria, o foco mais evidente das contaminações do atual surto da doença em Curitiba é através de práticas sexuais.
Hepatite A em Curitiba
Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, a maioria dos casos de Hepatite A em Curitiba são registrados em pessoas com faixa etária de 20 a 29 anos. Além disso, a população masculina também tem sido mais afetada, são 369 homens (73,3%) e 134 mulheres (26,7%).
“A Hepatite A em adultos tende a ser mais grave do que em crianças, quadro que tem se confirmado no surto registrado em Curitiba, por isso é essencial que as pessoas adotem atitudes preventivas para evitar a contaminação”, alerta o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.
Das 503 pessoas diagnosticadas com Hepatite A na capital, 297 foram internadas em leitos hospitalares (59%) e 13 (2,5%) precisaram de cuidados intensivos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
LEIA TAMBÉM:
- Casos de Hepatite A voltam a crescer em Curitiba
- Coqueluche no Paraná: estado ultrapassa a marca de 300 casos
Vacinação
Como ação de bloqueio, a Saúde de Curitiba aplicou 257 doses da vacina contra a Hepatite A em contatos familiares e sexuais daqueles que tiveram a confirmação do diagnóstico nos últimos 15 dias.
A vacina contra Hepatite A faz parte do calendário infantil de imunização pelo SUS, aplicada a partir dos 12 meses até 5 anos incompletos. Está disponível em 107 Unidades de Saúde de Curitiba.
Para adultos, a vacina contra Hepatite A também está disponível em clínicas particulares, além de ser oferecida pelo SUS nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE – Rua Barão do Rio Branco Esq. com André de Barros, 465) para pessoas com as seguintes condições:
Hepatopatias crônicas de qualquer etiologia, inclusive infecção crônica pelo HBV e/ou pelo HCV;
• Pessoas com coagulopatias, hemoglobinopatias, trissomias, doenças de depósito ou fibrose cística (mucoviscidose);
• Pessoas vivendo com HIV;
• Pessoas submetidas à terapia imunossupressora ou que vivem com doença imunodepressora;
• Candidatos a transplante de órgão sólido, cadastrados em programas de transplantes, ou transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea);
• Doadores de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea), cadastrados em programas de transplantes.
*Com SMS
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.