Reta final: OAB Democrática reúne 600 advogados em campanha
Chapa liderada pelos advogados Marlus Arns e Luara Scalassara celebrou a campanha e reforçou compromissos pela OAB/PR
Cerca de 600 advogados de diversas regiões do Paraná participaram, nesta segunda-feira (18), de um jantar da chapa OAB Democrática no restaurante Dom Antonio, em Curitiba. O evento marcou a reta final da campanha para as eleições da OAB/PR, que ocorrem nesta sexta-feira (22) e envolvem cerca de 90 mil profissionais.
“A eleição será decisiva para definir os rumos da advocacia no Paraná e chegou a hora da mudança”, resumiu Marlus Arns, candidato a presidente. Para ele, mais do que um marco da campanha, o encontro serviu como um momento de reafirmação dos valores e compromissos da chapa OAB Democrática por uma instituição verdadeiramente plural, democrática e transparente.
O jantar também foi um momento de celebração e união dos integrantes e apoiadores da chapa, que iniciou com o Movimento Algo Novo na Advocacia, e agora concorre pela terceira vez consecutiva como oposição ao grupo que está há quase cinco décadas à frente da OAB no estado.
Em um discurso emocionado, Manoel Caetano, um dos precursores do movimento, relembrou seu início e destacou o crescimento do grupo. “O Movimento ganhou vida própria. Hoje, somos a OAB Democrática, uma força que representa a renovação da advocacia paranaense. Chegou a hora de reconectar a OAB com os advogados e advogadas, de democratizar e devolver a Ordem para a nossa classe”.
LEIA TAMBÉM:
- Cerca de 90 mil advogados vão escolher novas diretorias nas eleições da OAB/PR
- Eleições OAB/PR: Flávio Pansieri lança candidatura à presidência da seccional Paraná
- Nenhum advogado será desrespeitado no Paraná, afirma Luiz Fernando Pereira
Entre os outros discursos, os candidatos reforçaram os compromissos da chapa. Arns destacou a importância de maior transparência e eficiência na gestão. “Acreditamos em uma OAB para todos, construída a partir do diálogo com cada segmento da advocacia, do jovem advogado à advocacia experiente”.
Ele agradeceu todos os apoiadores que percorreram o Paraná entre escritórios e eventos em busca de uma OAB mais democrática. “Temos percebido que chegou a hora da mudança, os advogados do estado querem a mudança e, mais do que isso, querem uma mudança segura com a nossa chapa”, discursou.
Com seu filho no colo, como em toda a campanha, Luara Scalassara, advogada londrinense e candidata à vice-presidente, lembrou os desafios que a profissão vem enfrentando nos últimos anos e ressaltou que só a OAB Democrática tem o verdadeiro compromisso com o fortalecimento da advocacia.
“Não é essa a OAB que queremos, não é a advocacia que temos hoje que queremos. Temos um compromisso muito sério de fortalecer essa advocacia. E é por isso que aceitei o convite, mesmo com um bebê recém-nascido, que é um desafio muito grande, mas é porque acredito nesse grupo, sei que as pessoas que estão aqui estão comprometidas com a mudança. Só estamos aqui hoje porque todo mundo tem muita coragem: coragem de proposição, coragem de se levantar, coragem de defender aquilo que acreditamos e coragem de advogar”, afirmou.
Uma das prioridades na próxima gestão, a Caixa de Assistência ao Advogado teve o papel ressaltado no discurso de Vitor Hugo Nachtygal, candidato a presidente do órgão que oferece benefícios e serviços sociais para os profissionais. Ele defendeu um choque de gestão e transparência. “A Caixa deve viver para o advogado, e não do advogado. Vamos trabalhar para garantir benefícios que realmente façam a diferença no dia a dia da advocacia”, afirmou.
Engajamento na reta final
Outros candidatos da chapa aproveitaram para reforçar o pedido de engajamento na reta final de campanha. Antônio Leandro, candidato a tesoureiro, chamou atenção para a necessidade de alternância no poder. “Democracia é alternância. São 48 anos do mesmo grupo político no poder. Está na hora de abrir espaço para novas ideias e novas perspectivas.”
Matheus Henrique, jovem advogado e candidato ao Conselho Estadual, chamou pela mobilização nos últimos dias. “Mais de 40% dos advogados estão indecisos. Este é o momento de conversar com os colegas e mostrar que a OAB Democrática é o caminho para renovar e fortalecer a Ordem”, disse.
A chapa OAB Democrática segue mobilizada para as eleições, com a proposta de construir uma gestão participativa, inclusiva e transparente. “No dia 22, vote 22. É o voto que representa a mudança e a valorização da advocacia”, finalizou Danielle Tavares, candidata à vice-presidência da Caixa de Assistência.
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.