Cidades
Pesquisa irá detalhar pela 1ª vez perfil das famílias paranaenses
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Pesquisa irá detalhar pela 1ª vez perfil das famílias paranaenses

As entrevistas começam nesta quarta (19) e seguem até junho

paranaportal - segunda-feira, 17 de março de 2025 - 15:14

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) irá identificar o perfil socioeconômico dos paranaenses e das famílias que vivem no estado, com indicadores sobre as condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares. As entrevistas da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) começam nesta quarta-feira (19) e seguem até junho.

Sessenta mil domicílios de todas as regiões do Paraná irão receber as visitas dos entrevistadores credenciados pelo Ipardes. 

Além de ser um trabalho inédito feito por um governo estadual, trata-se de um levantamento muito mais amplo – e portanto detalhado – do que os que são conduzidos pelo governo federal. Isso porque a PAD-PR abrangerá o triplo da amostragem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujo alcance é limitado a no máximo 20 mil entrevistas no Paraná.

“Como consequência desse trabalho mais minucioso, teremos uma gama maior de informações e indicadores socioeconômicos, com resultados mais nítidos e definidos referentes à população paranaense”, explicou o presidente do Ipardes.

De acordo com o Ipardes, o principal objetivo é reunir informações das famílias paranaenses para caracterizar a infraestrutura dos domicílios e identificar o perfil demográfico e socioeconômico dos moradores nas áreas urbanas e rurais do Paraná. 

Callado destaca que além das informações servirem de base para o governo, também serão usadas pelas empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná.

“Os resultados serão úteis para que o poder público possa rever as suas políticas públicas a partir das necessidades e potencialidades regionais identificadas na pesquisa, mas também para a iniciativa privada, no sentido de novos negócios e empreendimentos alinhados à dinâmica de cada região e aos arranjos produtivos locais”, afirmou.

A realização da PAD-PR é financiada com recursos do Fundo Paraná. Gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.

Com AEN

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe