Geral
Paraná tem aumento de casos de sindrome respiratória de aguda grave
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Paraná tem aumento de casos de sindrome respiratória de aguda grave

Dados foram divulgados no boletim Infogripe, da Fiocruz

Pedro Melo - domingo, 22 de setembro de 2024 - 14:00

O boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), alerta para aumento no números de casos de sindrome respiratória de aguda grave (SRAG) em idosos no Paraná, provavelmente associado à covid-19.

Além disso, o Paraná está entre os 14 unidades federativas apresentam indícios de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo. Os outros são Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Já Curitiba está entre 12 capitais com sinais de crescimento nos casos de SRAG. Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Porto Alegre, Recife e Teresina também estão na lista.

A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 37, período de 8 a 14 de setembro, e tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Pesquisadora do Programa de Computação Cientifica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella ressalta que o crescimento dos  casos graves por rinovírus já começam a dar sinais de desaceleração em alguns desses estados ou até de queda em algumas regiões.

Portella ainda informou que os casos graves do vírus da influenza A continuam em baixa na maior parte do país, mas estão em alta no Rio Grande do Sul. “Por isso, é importante que todas as pessoas do grupo de risco do Rio Grande do Sul que ainda não tomaram a vacina contra o vírus da influenza A procurem um posto de saúde para se vacinarem contra o vírus. Além disso, diante do cenário de aumento de casos graves de Covid-19 em muito estados do país, é muito importante que todas as pessoas do grupo de risco também estejam em dia com a vacina”, disse.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe