Paraná intensifica combate a incêndios ambientais
Força-tarefa vai envolver 500 brigadistas, além de equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que já atuam em todo o Estado.
O Paraná vai intensificar o combate a incêndios ambientais. O Governo do Estado anunciou, nesta terça-feira (10), uma força-tarefa que vai envolver 500 brigadistas, além de equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
O Executivo também anunciou R$ 24 milhões em recursos para a operação especial. O aporte prevê a contratação de aeronaves especializadas para combate às chamas, formação de brigadistas, compra de equipamentos e contratação de caminhões-pipa para auxiliar no combate a incêndios.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, tanto os kits de resposta quanto as aeronaves serão utilizados para auxiliar brigadistas e as equipes do Corpo de Bombeiros.
“São equipamentos que vão realmente dar condições de uma primeira resposta ao município. Nós sabemos que o Corpo de Bombeiros está muito bem distribuído em todo o Estado, mas o número de ocorrências hoje é muito grande, então nós precisamos desse trabalho, dessa integração, que é o papel da Defesa Civil”, afirma.
Diversas cidades do Paraná enfrentam um período de estiagem mais severa desde agosto, com baixos índices de chuva e umidade relativa do ar. Semana passado, o Estado decretou situação de emergência pela estiagem.
Focos de incêndio disparam no Paraná
A combinação de baixa umidade com o tempo seco prolongado fez disparar o número de incêndios em todas as regiões paranaenses.
De 1º de janeiro a 7 de setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou 10.844 incêndios de vegetação no Paraná. No mesmo período de 2023 foram 4.536 ocorrências, uma alta de 139% no comparativo entre os dois anos.
A situação de seca deve persistir durante todo o mês de setembro, com temperaturas que beiram os 40º C.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.