Paraná entra em situação de emergência pela estiagem
Apesar da previsão de chuva para hoje, que ameniza a sensação de abafamento, a situação deve persistir pelo menos até metade de setembro.
O Paraná entrou em situação de emergência pela estiagem. O tempo seco atinge diversos municípios do Estado desde o mês passado – em especial os da faixa Norte.
A emergência pela estiagem consta em decreto assinado pelo Executivo, nesta quarta-feira (4). Por meio do documento, fica dispensada a necessidade de licitação em contratos de prestação de serviços, obras e aquisição de bens necessários ao combate à estiagem pelo prazo máximo de 180 dias. A medida também reforça a mobilização dos órgãos estaduais sob coordenação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
A situação é causada pela sequência de dias com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, aumentando os riscos de incêndios florestais. Nos primeiros oito meses do ano, foram registradas mais de 10 mil ocorrências de incêndios no Estado, segundo o Corpo de Bombeiros.
Somente em agosto, o Estado registrou cerca de 20 mil focos de calor, aproximadamente seis vezes mais do que foi registrado em julho.
Apesar da previsão de chuva para hoje e a queda nas temperaturas, que amenizam a sensação de abafamento e melhoram os níveis da umidade relativa do ar, a situação deve persistir pelo menos até metade de setembro.
A média da umidade relativa do ar mínima para a semana pode ser inferior a 20% nas regiões Norte e Noroeste. Já a temperatura máxima média deve superar os 30ºC em quase todo o Estado.
Na faixa Norte, os termômetros podem registrar até 8º C acima da média histórica para o período.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.