Onça-parda resgatada em galinheiro é devolvida à natureza em Umuarama: assista!
O animal tem aproximadamente dois anos e apresentava boas condições de saúde
Uma onça-parda (Puma concolor) que foi resgatada de uma propriedade rural no distrito Serra dos Dourados, em Umuarama, no noroeste do Paraná, na manhã desta quinta-feira (26) foi devolvida à natureza no período da tarde. O animal foi solto em uma mata da região, área de preservação ambiental.
O Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) e técnicos do Instituto de Água e Terra do Paraná (IAT) foram chamados para o local depois que o animal foi flagrado dentro de um galinheiro.
De acordo com o IAT, a onça-parda tem em torno de dois anos e foi reinserida na natureza pois apresentava boas condições de saúde, sem ferimentos.
“A onça estava muito tensa, brava, queria voltar logo para o seu habitat. Por isso, não conseguimos fazer a averiguação se era um macho ou uma fêmea”, explicou o chefe do IAT em Umuarama, Luis Carlos Borges Cardoso.
Vídeo da onça-parda em Umuarama
O IAT divulgou um vídeo que mostra o momento de soltura no animal. Veja:
Onça-parda
A onça-parda (Puma concolor), também conhecida como puma, suçuarana ou leão-da-montanha, é um grande felino nativo das Américas. Ela tem uma coloração uniforme, que varia entre tons de marrom claro e dourado, com um corpo esguio e cauda longa.
A espécie felino tem uma das mais amplas distribuições geográficas entre os mamíferos terrestres do hemisfério ocidental. Habita diversos tipos de ecossistemas, desde florestas tropicais e subtropicais, até regiões montanhosas, desertos e áreas de campo aberto, estendendo-se do Canadá ao sul da Patagônia, na América do Sul.
Ela é bastante adaptável, podendo viver em regiões com baixa densidade populacional de presas ou próximas de áreas urbanas, mas prefere habitats com vegetação densa para caça e áreas remotas para refúgio.
- LEIA TAMBÉM: Resgate de filhote de onça-parda preso em árvore por 14 horas mobiliza equipe do IAT; ASSISTA
Denuncie ou peça ajuda
Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
*Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.