Cidades
Obras na Orla de Matinhos entram na reta final
Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

Obras na Orla de Matinhos entram na reta final

A expectativa do Instituto Água e Terra (IAT) é que os trabalhos sejam concluídos ainda neste mês de março.

paranaportal - sexta-feira, 7 de março de 2025 - 10:46

As obras de revitalização da Orla de Matinhos, no Litoral do Estado, entraram na reta final. A expectativa do Instituto Água e Terra (IAT) é que os trabalhos sejam concluídos ainda neste mês de março.

Conforme a mais recente atualização do órgão, divulgada nesta sexta-feira (7), 98,4% das obras já foram concluídas. No momento, as equipes seguem na instalação do novo sistema de microdrenagem, que atingiu 97,6% no mês passado, e nos acabamentos finais da urbanização em Caiobá (98,5%) e demais balneários (94,6%).

O sistema completo de drenagem terá impacto significativo na contenção de alagamentos e cheias derivados de fortes chuvas ou ressacas intensas em Matinhos, uma antiga reivindicação de moradores locais e turistas.

Revitalização da Orla de Matinhos

A obra de revitalização da orla de Matinhos é feita em duas etapas, num valor total superior a R$ 500 milhões. A fase inicial, com orçamento de R$ 354,9 milhões, abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, além de revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST

As intervenções são feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, e são de responsabilidade do Consórcio Sambaqui, grupo de empresas que venceu a licitação pública.

Na próxima etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, também, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe