Novo golpe mira em pessoas envolvidas em ações trabalhistas no Paraná
O Tribunal Regional do Trabalho emitiu um alerta nesta segunda-feira (11)
Pessoas envolvidas em ações trabalhistas têm sido alvo de um novo golpe criado por criminosos, segundo alerta emitido nesta segunda-feira (11) pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR).
De acordo com o TRT-PR, os golpistas se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp. Nas conversas, eles solicitam adiantamento de valores para pagamento de custas e/ou outros emolumentos para a liberação de alvará judicial.
Vítimas relataram que os bandidos costumam usar fotos de sócios do escritório ou imagem e/ou logotipo destes escritórios, e até mesmo, simular as vozes dos advogados.
Como se proteger do golpe das ações trabalhistas?
Caso o envolvido em uma ação trabalhista receba qualquer tipo de mensagem que solicite algum tipo de pagamento ou confirmação de dados, é orientado que ele entre em contato com sua advogada ou seu advogado por um meio de contato tradicional e já usado anteriormente, como e-mail e telefone fixo.
A Justiça do Trabalho ainda recomenda que as pessoas:
- conversem pessoalmente ou por vídeo com seu (a) advogado (a);
- desconfiem de urgências: golpistas frequentemente criam um senso de urgência. Se uma situação parece te pressionar a agir rapidamente, fique alerta;
- não cliquem em links desconhecidos: mensagens que pedem que você clique em links ou forneça dados pessoais devem ser evitadas.
- posicionem o mouse sobre o link: assim é possível ver o endereço real da página falsa ou código malicioso. Golpistas costumam usar técnicas para ofuscar o link real. Se o endereço do link parecer estranho, não deve ser clicado em hipótese alguma;
- entrem em contato com o tribunal: se receber qualquer tipo de mensagem duvidosa, consulte diretamente o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Vara do Trabalho ou Fórum Trabalhista onde o processo tramita ou avise seu (a) advogado (a). Toda unidade da Justiça do Trabalho está acessível também pelo Balcão Virtual, atendimento por videochamada. Acesse a relação de telefones e o link para o Balcão Virtual das Varas do Trabalho no site do TRT9.
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná recomenda ainda que, em caso de tentativa de golpe, a Ouvidoria seja informada e que se faça uma queixa à Polícia Civil, por meio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes. O e-mail da Ouvidoria do TRT-PR é [email protected].
Com Ascom TRT-PR
LEIA TAMBÉM:
- O Golpe dos Correios e como evitar para não ser vítima
- Idosa cai em golpe ao acreditar que namorava Elon Musk
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.