Cidades
Maringá é escolhida cidade-piloto de programa nacional de saúde
Foto: Rafael Macri/PMM

Maringá é escolhida cidade-piloto de programa nacional de saúde

A iniciativa foi criada para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados do SUS, e também prevê cirurgias eletivas.

paranaportal - terça-feira, 1 de abril de 2025 - 10:30

Maringá foi escolhida pelo Ministério da Saúde como a primeira cidade-piloto do “Programa Mais Acesso a Especialistas”. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha, em visita ao município do Norte do Estado nesta segunda-feira (31).

A iniciativa do Governo Federal foi criada para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados como consultas e exames no SUS – Sistema Único de Saúde. O programa nacional também prevê a realização de cirurgias eletivas.

“Todos os municípios do Paraná aderiram ao esforço do Governo Federal para reduzir as filas. Estima-se que 752 mil procedimentos diagnósticos e cirurgias eletivas sejam realizados no Paraná em 2025 e temos certeza de que Maringá será protagonista nesse processo”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

O prefeito Silvio Barros destacou a importância de Maringá ter sido escolhida como cidade-piloto do programa nacional, que busca solucionar um dos grandes desafios da administração. “Essa parceria é muito importante. O ministro da Saúde não arriscaria fazer um teste de um programa tão importante em Maringá se não confiasse que iria dar certo. Muito obrigada pela confiança depositada na nossa cidade”, destacou.

Fila de espera em Maringá

Atualmente, Maringá tem cerca de 135 mil procedimentos na fila de espera. Para o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nardi, a adesão da cidade ao programa marca um avanço significativo na política local de Saúde.

“Com a assinatura do termo de adesão, o município inicia um processo financiado pelo Governo Federal, com prazo inicial de seis meses. Vamos fazer mutirões de consultas e exames especializados e realizar cirurgias eletivas nos períodos que os centros cirúrgicos estão ociosos, ou seja, de madrugada ou das nove da noite em diante. Estamos em busca de parcerias com universidades, clínicas, consultórios e hospitais para aumentar a execução dos procedimentos”, explicou.

Durante a visita em Maringá, Alexandre Padilha também assinou a concessão da entrega de cinco ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os novos veículos vão reforçar a frota e ampliar a capacidade de resposta no atendimento de urgência e emergência.

Os novos veículos se somam a outras quatro novas ambulâncias que serão adquiridas com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe