Cidades
Gaeco investiga envolvimento de policiais militares em homicídios
Foto: Divulgação/PMPR

Gaeco investiga envolvimento de policiais militares em homicídios

Os policiais militares investigados têm registro de envolvimento em supostos confrontos, com resultado de morte de civis.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 22 de agosto de 2024 - 09:14

O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – investiga o possível envolvimento de policiais militares em homicídios. Os oficiais são alvo de uma operação na manhã desta quinta-feira (22), em Curitiba.

As equipes do órgão, vinculado ao Ministério Público do Paraná, cumprem oito mandados de busca e apreensão e outros seis de prisão temporária. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Privativa do Tribunal de Júri de Curitiba.

Conforme o Gaeco, um rapaz de 23 anos morreu no dia 15 de julho, no bairro Butiatuvinha, num suposto confronto com os PMs investigados.

A apuração do Gaeco começou com a análise de boletins de ocorrência, que davam conta de que uma unidade da Ronda Ostensiva de Tático Móvel (Rotam) teria se envolvido em situação de confronto ao dar apoio a uma abordagem de uma equipe de rádio patrulha.

Imagens de câmeras de segurança da região, entretanto, contradizem a descrição oficial da ocorrência.

Cinco dos policiais militares investigados têm registro de envolvimento em eventos similares, com resultado de morte de civis – um deles em 23 ocorrências -, ainda conforme o Gaeco.

A operação deflagrada hoje conta com apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe