Cidades
Mais de 200 mil pacientes aguardam atendimento especializado em Curitiba
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Mais de 200 mil pacientes aguardam atendimento especializado em Curitiba

Apesar do número expressivo de pessoas que aguardam atendimento, a prefeitura afirma que o número não indica descontrole do SUS curitibano.

paranaportal - segunda-feira, 23 de setembro de 2024 - 12:00

Mais de 200 mil pacientes aguardam atendimento médico especializado em Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a fila de espera na saúde pública chega a 222 mil pessoas na cidade.

A informação foi divulgada pela secretária municipal de saúde, Beatriz Batistella Nadas, durante uma audiência pública de prestação de contas, realizada na manhã desta segunda-feira (23), na Câmara Municipal. O balanço é referente ao segundo quadrimestre do ano. 

Apesar do número expressivo, Beatriz Batistella afirma que o número não indica descontrole do SUS curitibano.

“Muitas pessoas imaginam esse número, que é bastante expressivo, como descontrole do sistema. Não há descontrole do sistema. Esses números são grandiosos porque nossos sistema é grandioso e atende muitas pessoas. Fazemos muitos atendimentos, que geram outros atendimentos em especialidades. Lembrando que quando o paciente entra no sistema de especialidades ela não vai fazer somente uma consulta, mas também exames, procedimentos”, observa.

De acordo com a secretária, mais de 65% dos pacientes conseguem o atendimento em até 30 dias. Outro ponto abordado foi a importância da vacinação. A capital paranaense registrou 40 mortes por Influenza desde o início do ano.

Dessas 40 vítimas, apenas seis tinham tomado a dose anual contra a doença e três apresentavam comorbidades. As coberturas de doenças como rotavírus, pentavalente, pneumo 10 e poliomielite também estão abaixo do indicado, de 92%.

*as informações são da BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe