Cidades
Falcão-peregrino que saiu dos EUA é encontrado ferido no interior do Paraná
Foto: Prefeitura de Nova Santa Rosa

Falcão-peregrino que saiu dos EUA é encontrado ferido no interior do Paraná

O animal viajou pelo menos 7.300 quilômetros; ele foi resgatado por um agricultor

paranaportal - quarta-feira, 19 de março de 2025 - 13:37

Um falcão-peregrino que saiu dos EUA foi encontrado ferido em um sítio em Nova Santa Rosa, no Oeste do estado. A anilha encontrada na ave revelou que ela é originária de Ocean City, cidade do Estado de Maryland, e viajou pelo menos 7.300 quilômetros até chegar ao Paraná.

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), o animal foi avistado pelo proprietário do imóvel, que ao se aproximar percebeu a asa quebrada e o resgatou. Em seguida, o agricultor acionou a Prefeitura do município e o órgão ambiental para que prestassem os cuidados necessários.

O falcão-peregrino foi encaminhado na semana passada para a clínica veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Palotina, na mesma região do Paraná, onde passou por uma cirurgia e permanece sob tratamento antes da avaliação que vai definir se poderá retornar à natureza. 

Foi na universidade que a equipe médica veterinária descobriu a origem da ave ao consultar os dados da anilha no cadastro americano. 

Falcão-peregrino eua
A ave passou por uma cirurgia na clínica da UFPR. (Foto: Prefeitura de Nova Santa Rosa)

O professor da UFPR Anderson Luiz de Carvalho, responsável pelo tratamento do falcão, explica que ele ter vindo de tão longe não é algo incomum, já que a espécie costuma migrar para a América do Sul durante o inverno no Hemisfério Norte em busca de alimento. 

Segundo ele, ao entrar em contato com a instituição ambiental responsável pelo registro do pássaro, os colegas norte-americanos informaram que a ave recebeu a anilha ainda no ninho e tem cerca de quatro anos de vida. 

“Esses animais costumam fazer ninhos em locais montanhosos, de difícil acesso para os pesquisadores fazerem o anilhamento, e por isso resgatar um que foi anilhado no ninho é muito importante. Por reunir várias informações sobre as aves, as anilhas são essenciais para a conservação dos animais, e o resgate desse falcão é algo que foi recebido com muita alegria pelos pesquisadores dos Estados Unidos”, disse Carvalho. 

O sucesso do resgate também foi visto com entusiasmo pelo IAT: 

“Essa ação é um retorno muito positivo tanto em relação à colaboração com os municípios em resgates de fauna silvestre quanto para a eficiência da divulgação sobre os cuidados com a fauna, já que o proprietário sabia exatamente quem contatar para realizar a destinação adequada da ave”, explica o chefe do escritório regional do IAT em Toledo, Luiz Henrique Fiorucci, um dos coordenadores do resgate.

O falcão é a ave mais rápida do mundo, podendo atingir 320 km/h em um mergulho. Essa velocidade é próxima a de um carro de Fórmula 1.

O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave com ocorrência no mundo todo. Costuma medir entre 34 e 58 centímetros de comprimento, com uma envergadura de asas de 74-120 centímetros e peso de 330-1000 gramas (macho) e 700-1500 gramas (fêmea). Possui plumagem com tons de cinzento-azulado no dorso e asas, cabeça preta-cinza com “bigode” escuro e queixo branco, bico escuro com base amarela e patas amarelas com garras pretas riscada de negro na zona ventral.

É um caçador solitário, que se alimenta de aves, morcegos, pequenos mamíferos e ocasionalmente peixes e insetos.

Com AEN

Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe