Cidades
Escola referência em Educação Especial no Paraná promove ação de sustentabilidade
Foto: Divulgação

Escola referência em Educação Especial no Paraná promove ação de sustentabilidade

Iniciativa da Escola Nilza Tartuce propõe consciência ambiental e o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e autismo.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 20 de setembro de 2024 - 11:08

A Escola Nilza Tartuce, referência em Educação Especial no Paraná, promove uma ação de sustentabilidade e protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e autismo, nesta sexta-feira (20).

Os alunos da instituição, localizada em Curitiba, coletaram todo o lixo reciclável produzidos em suas casas em 20 dias. Todo o material foi pesado pelas crianças e colocado em frente à escola, no bairro Centro Cívico.

Foto: Divulgação

A iniciativa pedagógica de trabalhar com a temática do lixo reciclável, consciência ambiental e a sustentabilidade é alinhada aos princípios da Rede PEA- UNESCO – desde 2012 a Escola Nilza Tartuce é chancelada no Programa das Escolas Associadas à Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura.

“A participação ativa de pessoas com deficiência intelectual e autismo na jornada pela sustentabilidade, nos une ao propósito de construir um futuro mais inclusivo e responsável, onde todos têm um papel vital na proteção do nosso planeta”, afirma a instituição.

O objetivo visual da ação, em colocar os resíduos em frente à escola, é causar um impacto e reflexão nas pessoas que passam pela região, em ver a quantidade de lixo produzida num curto período de tempo e o impacto ao meio ambiente.

Responsabilidade social

O lixo reciclável coletado pelos alunos da Escola Nilza Tartuce totalizou 134 kg. Ao fim da ação, na tarde desta sexta-feira (20), todo o material será doado a um dos milhares de catadores de materiais recicláveis que atuam em Curitiba – trabalhadores anônimos, mas que realizam um trabalho vital para a coleta seletiva e reciclagem na cidade.

Foto: Divulgação

60 anos de apoio à comunidade

A Escola Nilza Tartuce completou 60 anos de fundação em 2024, e é mantida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba – COCEC. A instituição filantrópica conta com duas sedes físicas em Curitiba, no Centro Cívico e Campo Comprido.

São atendidos alunos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtorno do espectro autista (TEA), com foco na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os estudantes são de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana, como Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Piraquara.

Além do atendimento educacional especializado, a Escola Nilza Tartuce conta com uma equipe multidisciplinar que atua no atendimento terapêutico nas áreas da psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, fonoaudiologia e assistência social.

Até este ano, a instituição impactou diretamente mais de 10.560 famílias com atendimentos sociais, pedagógicos e terapêuticos. Para mais informações, acesse: www.escolaespecialnilzatartuce.org.br.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

Compartilhe