Geral
Em 30 dias, Programa Castra + Paraná já realizou 3 mil procedimentos
Foto: Ilustrativa/Policia Penal do Paraná

Em 30 dias, Programa Castra + Paraná já realizou 3 mil procedimentos

Cinco localidades no Paraná já estão sendo atendidas pelo programa que tem, como meta, realizar a castração gratuita de aproximadamente 20 mil animais até o final deste ano

Pedro Ribeiro - sexta-feira, 16 de agosto de 2024 - 12:53

O Programa Castra + Paraná completou seu primeiro mês de operação com resultados bastante positivos, refletindo o compromisso com o controle populacional de animais e a promoção da saúde pública. Entre os dias 8 de julho e 8 de agosto, mais 3 mil animais já foram castrados gratuitamente.

As ações do programa passaram pela Cidade Industrial de Curitiba; Matinhos, no Litoral do Estado; São José dos Pinhais; Bocaiúva do Sul e Colombo. A iniciativa, que tem como objetivo principal reduzir o número de animais abandonados e, consequentemente, diminuir os riscos à saúde pública, contou com grande adesão da população local.

Esta semana, o programa está em Campo Largo, onde a expectativa é de manter o ritmo elevado de atendimentos. Nas próximas semanas, o Castra Mais Paraná seguirá para Ponta Grossa e Castro, ampliando ainda mais o alcance da ação.

“Os números alcançados até agora demonstram a eficácia do programa, que já é considerado um dos maiores esforços do estado no combate à superpopulação de animais”, salienta o deputado estadual delegado Matheus Laiola (União Brasil), que viabilizou o programa por meio de emenda parlamentar.

Programa Castra + Paraná

Executado pelo Projeto Ajudei, o Castra + Paraná tem como meta percorrer 18 localidades do estado até o final do ano, com o objetivo de castrar aproximadamente 20 mil animais. Os procedimentos são feito por médicos veterinários especializados, em um ônibus totalmente equipado e preparado para as castrações.

A ação faz parte do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA), da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“Além de contribuir para a saúde dos animais, a castração é uma medida fundamental para prevenir doenças e evitar a procriação descontrolada, que muitas vezes resulta no abandono de cães e gatos”, considerara Matheus.

Como participar

Para participar do Programa e cadastrar cachorros e gatos para castração gratuita, é necessário conferir as localidades onde o ônibus estará estacionado para realizar os procedimentos e fazer um cadastro antecipado, incluindo os dados do tutor e do(s) pet(s).

A prioridade de atendimento é para tutores de baixa renda, animais em situação de risco e protetores independentes. Animais braquicéfalos (focinho curto) não são atendidos nesta modalidade, devido anestesia específica necessária.

Os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas antes da cirurgia, e os tutores precisam estar presentes durante o procedimento, que pode durar entre 30 minutos e duas horas. Após a cirurgia, os animais receberão gratuitamente um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além de roupa cirúrgica, cone de proteção e medicamentos necessários para a recuperação.

Compartilhe