Geral
Eleições OAB/PR: Flávio Pansieri lança candidatura à presidência da seccional Paraná
Foto: Divulgação

Eleições OAB/PR: Flávio Pansieri lança candidatura à presidência da seccional Paraná

Três chapas estão na disputa; a votação será no dia 22 de novembro

paranaportal - quinta-feira, 24 de outubro de 2024 - 13:56

O advogado e professor, Flávio Pansieri, lançou oficialmente sua candidatura à presidência da OAB/PR na noite desta quarta-feira (23) em Curitiba. O evento de lançamento da “Chapa Pela Ordem 10”, que concorre as eleições da OAB Paraná no dia 22 de novembro, reuniu aproximadamente 1000 advogados e advogadas de todo o Estado, e mostrou que a força da mudança está mobilizando a advocacia paranaense.

Para o advogado Flávio Pansieri que lidera a “Chapa pela Ordem 10”, a OAB Paraná precisa defender os interesses reais da advocacia paranaense, e deixar de lado às questões políticas e ideológicas, que não representam mais os anseios da advocacia.   

Durante o evento, o advogado e candidato à presidência Flávio Pansieri, num discurso emocionado, destacou a necessidade de mudança, a coragem de romper às estruturas que perpetuam e dominam gestões da OAB Paraná há mais de 60 anos. “A OAB não tem dono, a OAB pertence a toda advocacia, e nós vamos pagar o preço por uma ordem melhor. Seremos lembrados pela coragem, a história não lembra dos covardes. A advocacia vê a primavera florindo, com a possibilidade de construirmos um nova OAB Paraná. Eu acredito que advocacia paranaense deve voltar a ser forte e respeitada”, afimou Pansieri.

Ele destacou também que é imprescindível rever os conceitos da advocacia, principalmente sobre as prerrogativas da advocacia. “As prerrogativas são a essência de tudo. A nossa gestão não terá um diretor de prerrogativas, todos os membros da diretoria serão diretores de prerrogativas, todos serão responsáveis pelos desagravos. Vamos conversar com as autoridades públicas, vamos reestabelecer o diálogo institucional para que advocacia possa estar em pé de igualdade com as autoridades públicas todos os dias”, ressaltou.   

         O candidato à presidência Flávio Pansieri reafirmou seu compromisso com a pauta real da advocacia, aquela que não vive em castelos, “que passa fome” e tem mais de uma atividade profissional além da advocacia para sobreviver no seu dia-a-dia. Ele se comprometeu a implantar uma gestão transparente e plural que visa resgatar à essência da OAB Paraná, para servir toda a advocacia do Estado.

“Vamos olhar de frente nos olhos da advocacia paranaense, e vamos admitir cobranças. Responder a advocacia será compromisso desta chapa. O símbolo da nossa gestão será uma OAB de portas e janelas abertas, sem catracas na porta de entrada da instituição, sem identificação biométrica na porta da presidência. Na nossa gestão a porta da presidência estará sempre aberta para os advogados e advogadas, sem travas ou portas fechadas. Se a porta da presidência estiver tiver fechada, derrubem a porta da presidência. Nós já estamos derrubando essa porta com a nossa candidatura, nós já somos vencedores e vamos construir uma nova história”, afirmou.

Para encerrar o discurso, Pansieri direcionou uma mensagem final aos advogados e advogadas, para os “que estão começando, aqueles que estão se segurando nas cordas, só há um caminho para a advocacia paranaense. É a chapa “Pela Ordem 10” no dia 22 de novembro, para construirmos juntos uma nova OAB no Paraná, comprometida com a advocacia da vida real”, concluiu.   

Eleições OAB/PR

As eleições da OAB/PR serão no dia 22 de novembro para escolha do presidente, dos dirigentes e conselheiros, para o triênio 2025/2027 da seccional Paraná e das 49 subseções do interior do estado.

Três chapas disputam a seccional Paraná. Nas 49 subseções, 74 chapas estão inscritas. Em 26 subseções, a eleição transcorrerá com chapa única. Em 21 outras, há duas chapas inscritas. Para a diretoria da OAB Londrina e da OAB Maringá, as duas subseções maior número de advogados inscritos no estado, existem três chapas em disputa.

No dia, cerca de 90 mil profissionais devem votar de forma online. A participação é obrigatória a todos os profissionais inscritos na OAB, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade, salvo com ausência justificada. Para conseguir votar, no entanto, é preciso estar adimplentes com o pagamento das obrigações financeiras e com a inscrição ativa. A regularização deve ocorrer até o dia 23 de outubro.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe