Eleições para novo reitor da UFPR começam hoje (10)
Mais de 47 mil pessoas, entre professores, estudantes, servidores e técnicos administrativos podem votar; três chapas concorrem ao pleito.
As eleições para escolher o novo reitor da UFPR – Universidade Federal do Paraná – começam nesta terça-feira (10). Mais de 47 mil pessoas, entre professores, estudantes, servidores e técnicos administrativos podem votar.
Conforme a UFPR, o certame ocorre exclusivamente online e segue até as 19h de quarta-feira (11).
Bate-chapa na UFPR
Três chapas concorrem ao pleito, para o mandato 2024/2028. A Chapa 1 é formada pela atual vice-reitora Graciela Bolzon e Alexandre Trovon. Apesar de integrar a reitoria, Bolzon não teve indicação de Ricardo Marcelo Fonseca, atual reitor da universidade.
A Chapa 2 é liderada por Fernando Mezzadri, pró-reitor de Planejamento, e Cristina Rodrigues. Já a Chapa 3 é formada por Marcos Sunye e Camila Fachin – dupla afirma ser a oposição nessas eleições.
A apuração dos votos começa logo após o encerramento do prazo, na quarta-feira (11), e ocorre na Reitoria da UFPR.
A chapa que alcançar mais da metade dos votos vence. Caso necessário, um segundo turno está previsto para os dias 18 e 19 de setembro.
As eleições da UFPR funcionam como uma consulta pública para composição de uma lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC). Posteriormente, o novo reitor da UFPR é nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
*com informações da BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.